(Z1) 2022 - Água - Poupe Hoje Para Não Faltar No Verão
(Z4) 2022 - Projecto Águas Sem Fronteiras

Oportunidade para visitar e conhecer o Património da Região do Algarve a convite da CCDR

Dia Internacional de Monumentos e Sítios 2022: Património e Clima
Oportunidade para visitar e conhecer o Património da Região do Algarve a convite da CCDR

Neste Dia Internacional de Monumentos e Sítios 2022, este ano focado no tema Património e Clima, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve lança um convite público a que a data seja uma oportunidade para a visitação e conhecimento de Monumentos e Património da Região.

Saúda igualmente as iniciativas programadas e levadas a cabo pela Direcção Regional de Cultura – com destaque para a Semana do Livro e da Terra e para as visitas organizadas na Fortaleza de Sagres e nas Ruínas de Milreu -, e pelas iniciativas assinalando a data organizadas pelos vários Municípios do Algarve.

De todas as iniciativas, o destaque também para a visitação e conhecimento do Castelo de Castro Marim, iniciativa da respectiva Câmara Municipal. Com efeito, a Vila de Castro Marim apresenta um património cultural muito relevante e um dos seus valores patrimónios de destaque é precisamente o Castelo de Castro Marim, classificado como monumento nacional desde 1910 e com uma zona de protecção “non aedificandi” definida desde 1956.

Com Fundos Europeus geridos na região foi recentemente aprovada uma candidatura do Município de Castro Marim no montante total elegível de 410.250,00 euros, e uma comparticipação de Fundos europeus de 70%, que visa justamente a elaboração de estudo prévio, projecto de execução e trabalhos de empreitada de requalificação da Porta Este do Castelo de Castro Marim. Investimento que se soma ao já realizado na recuperação e consolidação do Troço da Muralha da Cerca Abaluartada e na elaboração do Vídeo Mapping do Castelo de Castro Marim. A Região e o Município de Castro Marim mobilizam assim Fundos Europeus e fundos públicos de responsabilidade autárquica para conservar locais do nosso património.

O Convite aqui fica: neste Dia Internacional dos Monumentos e Sítios visite o Património existente na Região.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos