(Z4) 2022 - Projecto Águas Sem Fronteiras

Mais de uma centena de iniciativas para celebrar o Oceano no Dia Mundial da Terra em Sagres e não só

18 a 24 de Abril de 2022
Mais de uma centena de iniciativas para celebrar o Oceano no Dia Mundial da Terra em Sagres e não só

Pelo terceiro ano consecutivo, em celebração do Dia Mundial da Terra, que acontece no próximo dia 22 de Abril, a Fundação Oceano Azul desafia as organizações nacionais a mobilizarem-se em prol da protecção do Oceano. Sob o mote “o Oceano é a nossa terra”, estão previstas a partir de hoje mais de 150 iniciativas presenciais e virtuais, organizadas por mais de 110 organizações. De exposições e conferências, a acções de limpeza costeira e sessões especiais em sala de aula, acontecerão, ao longo de sete dias, actividades para todas as idades. De norte a sul, nos Açores e na Madeira, o objectivo é mobilizar e sensibilizar a sociedade civil sobre a importância do Oceano para o Planeta Terra.

Qual é o papel que o Oceano desempenha na Terra e nas alterações climáticas? Qual é a importância da biodiversidade marinha? Porque é necessário proteger o Oceano e como podemos fazê-lo? são algumas perguntas a que as iniciativas desenvolvidas por associações, ONGs, entidades públicas e privadas, movimentos, e outras organizações, pretendem responder durante as suas actividades em Terra, com os olhos postos no mar.

Ainda no âmbito destas celebrações, a Fundação Oceano Azul coorganiza com a ANP|WWF, a SCIAENA e a ZERO, um encontro sobre o nexo Oceano-Clima. Esta iniciativa acontecerá a 19 de Abril, no Oceanário de Lisboa, e terá a participação de Rashid Sumaila, Professor na University of British Columbia, enquanto keynote speaker, e de vários especialistas nos temas em debate como André Pacheco (Culatra 2030), Monica Verbeek (Seas at Risk), Raquel Gaspar (Ocean Alive) e Catarina Frazão Santos (FCUL), entre outros. Neste evento, será ainda discutido o que se pode esperar da Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, que terá lugar em Lisboa, entre os dias 27 de Junho e 1 de Julho.

Tal como em anos anteriores, o Oceanário de Lisboa marca também a sua participação nestas comemorações, promovendo a possibilidade de acompanhar uma visita ao habitat do Antártico, dia 22 de Abril às 14h30, em direto no Instagram, e saber mais sobre pinguins e as alterações climáticas.

É de destacar que as diversas iniciativas realizadas em Portugal estão já registadas também no #EMDInMyCountry, uma iniciativa da Comissão Europeia para celebração do Dia Europeu do Mar, uma grande mobilização à escala internacional que junta mais de 28 países para celebrar o oceano.

Naquele que é considerado o “Super Ano” do Oceano, a Fundação Oceano Azul destaca a forte mobilização da sociedade civil portuguesa no #EarthDay2022, uma iniciativa global, assinalada em mais de 193 países, e reveladora da crescente consciência colectiva e da vontade de proteger o Oceano e o Planeta.

Programa completo com todas as iniciativas aqui e destaque para algumas das iniciativas que decorrem no Algarve:

  • 19 de Abril às 09h30: “Campanha de monitorização de lixo marinho”

Sinopse: No seguimento do que tem sido feito em épocas anteriores, alunos do concelho de Vila Real de Santo António irão realizar uma monitorização de lixo marinho na Praia de Santo António, durante a qual irão recolher e registar informação sobre os detritos encontrados, bem como aproveitar para remover o máximo de lixo possível do areal.

Local: Praia de Santo António, Vila Real de Santo António

  • 23 de Abril às 09h30: “Percurso Ambiental “Da Terra ao Mar”

Sinopse: O Centro Ciência Viva de Tavira convida-o para um percurso sobre o património cultural, histórico e natural em torno de Tavira. O percurso concilia a história da cidade com a salicultura local, o sapal da Ria Formosa e a sua biodiversidade. Inclui passagem pelo Arraial Ferreira Neto, antiga estrutura de apoio à pesca do atum.

  • 20 de Abril: “limpeza subaquática em Armação de Pêra”

Sinopse: Actividade de limpeza subaquática em Armação e Pêra da escola de mergulho Divespot.

  • 23 de Abril: “Vamos limpar a nossa praia (Manta Rota)”

Sinopse: Limpeza do areal da praia da Manta Rota (Vila Nova de Cacela)

  • 24 de Abril às 10h00: “Cuidar da nossa natureza e cuidar do nosso futuro. Precisamos da ajuda de todos!” organizado pela Associação de Bodyboarders de Sagres e Joana Schenker

Sinopse: Limpeza das falésias e caminhos pedestres junto ao Farol de Sagres. Estará presente a Ocean Leader Joana Schenker (campeã do mundo de bodyboard em 2017)

Local: Cabo de São Vicente, no Farol de Sagres (Algarve)

Inscreva-se e venha dar voz ao oceano!

  • PARTILHAR   

Outros Artigos