Todas as vezes contam para um futuro melhor!
A Novo Verde, entidade gestora de resíduos de embalagens, e o Pingo Doce juntaram-se para uma nova campanha de sensibilização para a correcta reciclagem de embalagens, reforçando a importância do consumidor no ato da deposição das mesmas nos ecopontos.
“1, 2 ,3 Recicle outra vez” é o lema da campanha que lança um desafio a toda a população: tornar a separação para reciclagem um hábito de todos, todos os dias.
Ao longo de várias semanas, os portugueses terão a oportunidade de conhecer as vantagens da reciclagem de embalagens de papel/cartão, plástico e metal e vidro, processo para o qual a sua participação é fundamental, através da simples deposição destes resíduos nos ecopontos.
Esta acção conta com o apoio da Rádio Renascença na divulgação nacional de boas prácticas, com uma comunicação multicanal – on air e online –, disponibilizando informação sobre a gestão e reciclagem de embalagens que todos consumimos, sobretudo na época do Natal.
A campanha circulará, também, em diversos canais Pingo Doce e vestirá as cidades de Lisboa e Porto com comunicação outdoor, convidando a separar para reciclar cada vez mais e melhor.
Ricardo Neto, Presidente da Novo Verde, assinala que “A sensibilização ao consumidor para a correcta separação e reciclagem das embalagens faz parte da chave de sucesso para um fluxo de resíduos bem gerido e com resultados relevantes para a protecção do Planeta. Desta forma, também procuramos garantir que as metas nacionais são alcançadas e que as embalagens usadas entram no circuito de reciclagem, dando origem a novas matérias-primas, ganhando uma nova vida e contribuindo para uma economia mais circular”.
Para Filipa Pimentel, Directora de Desenvolvimento Sustentável e Impacto Local do Pingo Doce, “No Pingo Doce, desenvolvemos a nossa actividade segundo princípios de actuação responsáveis e sustentáveis. Temos consciência de que os recursos da terra são finitos e que cuidar deles é uma missão diária e que deve fazer parte da rotina de cada um. É um desafio à escala mundial, no qual todos temos um papel a desempenhar. Por nós e pelas gerações futuras. Mais do que sensibilizar, é fundamental informar e esclarecer os consumidores sobre boas prácticas, nomeadamente de separação de resíduos e de reciclagem. É ensinar a fazer bem pequenos gestos do nosso dia-a-dia, que têm um enorme impacto no Ambiente. Fazer bem feito está ao alcance de todos e é fácil! E o grande objectivo desta campanha desenvolvida entre o Pingo Doce e a Novo Verde é mostrar e ensinar isso mesmo”.
Além da reciclagem é importante educar o consumidor para escolhas mais sustentáveis e produtos com maior potencial de reciclagem e menor impacto ambiental. É também neste âmbito que o Pingo Doce se associa a este desafio, pois disponibiliza soluções mais verdes aos seus clientes. Pode acompanhar todas as campanhas e acções da Novo Verde no Facebook, Instagram e LinkedIn, bem como no site da entidade gestora de resíduos de embalagens.
Sobre a Novo Verde:
A Novo Verde é uma sociedade gestora de resíduos, responsável pela recolha, valorização e/ou reciclagem de embalagens e resíduos de embalagens. A Licença para exercer a sua actividade data de 25 de Novembro de 2016 e foi atribuída pelos Gabinetes dos Secretários de Estado Adjunto e do Comércio e do Ambiente, através do Despacho nº 14202-D/2016, actualizado no Despacho n.º 5615/2020, de 20 de Maio. Com base na experiência consolidada em matéria de gestão de resíduos em Portugal e outros países, a Novo Verde amplia a oferta de serviços neste sector, promovendo a integração e envolvimento dos diferentes intervenientes, num sistema simples e transparente. A entidade introduziu o factor concorrência no mercado nacional de gestão de resíduos de embalagens, com vista à implementação de alternativas e métodos de trabalho eficazes para todos os agentes que fazem parte do sistema integrado da Novo Verde, nomeadamente: embaladores/importadores, fabricantes de embalagens e materiais de embalagem, distribuidores, operadores, sistemas de gestão de resíduos urbanos e consumidores. Os objectivos nacionais de valorização e reciclagem de resíduos de embalagens correspondem ao previsto para 2011 no Decreto-Lei n.º 366-A/97, de 20 de Dezembro, na sua redacção actual, no PERSU 2020 e no Despacho n.º 7111/2015, de 29 de Junho. A Novo Verde assume o compromisso de cumprir os objectivos de gestão dos resíduos de embalagens decorrentes de embalagens colocadas no território nacional, tendo como referencial a proporção equivalente ao peso das embalagens que lhe são declaradas.
Mais informação no site da Novo Verde e nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn.