O Centro Cultural de Barão de São João recebeu a apresentação do mais novo festival de caminhadas na região do Algarve, desta vez a Barlavento, no concelho de Lagos, organizado pela Câmara Municipal de Lagos e a Associação Almargem.
A aldeia de Barão de São João foi o local escolhido para acolher este festival de 1 a 4 de Novembro de 2018, por ter todos os elementos necessários: uma comunidade multicultural, a Mata Nacional de Barão de São João e uma grande componente artística, ou não fosse este local, como referiu a representante da Almargem, “uma incubadora de mentes brilhantes e criativas”.
Este Festival terá uma forte componente artística, aliando os artistas locais que fazem de Barão de São João um local tão singular. Estes artistas estarão envolvidos na dinamização de actividades que vão desde a realização de workshops até percursos guiados aliados à sua obra, exposição de peças ou até uma instalação artística. Também alguns habitantes da freguesia irão guiar percursos mostrando de uma forma única a terra onde vivem, desvendando segredos que não deixarão ninguém indiferente.
O vereador da Câmara Municipal de Lagos, Paulo Reis, que tem a seu cargo o pelouro da Protecção da Civil, referiu a facilidade com que o Município aceitou o “desafio” já que “é nosso desejo valorizar a Mata Nacional do Barão de São João. Não é por acaso que a presidente Joaquina Matos diz que esta é a nossa jóia da coroa”. Reportou ainda de que forma esta promoção pode ajudar na prevenção de incêndios, já que ”quantas mais pessoas usufruírem deste espaço natural, menos probabilidades há de ocorrer um sinistro», pois este território precisa de ser “pisado” e “vivido”.
A iniciativa integra o calendário do evento Algarve Walking Season (AWS) onde se incluem os outros dois festivais de caminhadas existentes na Região (Walking Festival Ameixial e o Festival de Caminhadas de Alcoutim). O AWS é uma iniciativa coordenada pela Cooperativa QRER - Cooperativa para o Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade, aprovada ao abrigo de uma candidatura da Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, promovida pelo Turismo de Portugal/Região de Turismo do Algarve.
O Festival terá a sua sede no Centro Cultural de Barão de São João, parceiro do evento e promete 4 dias recheados de actividades compostos por acções de educação ambiental para crianças e famílias, workshops técnicos, palestras, conversas e 8 a 10 caminhadas diárias que podem ser de curta ou longa distância ou até temáticas (botânica, birdwatching, arqueologia, geologia e património cultural).
O evento conta ainda com várias parcerias com empresas de animação turística e outras entidades que irão dinamizar muitas destas acções gratuitamente.
As inscrições abrem na primeira semana de Outubro através do website do evento: www.walkartfest.pt.