Município de Castro Marim instala 15 novos oleões inteligentes em todo o concelho

O Município de Castro Marim continua a apostar na reciclagem e na recolha de todo o tipo de resíduos, tendo agora instalado 15 novos oleões inteligentes em vários locais estratégicos do concelho e com tecnologia inovadora.
Sensível às questões ambientais, o Município de Castro Marim, em parceria com a Reciclimpa e a Impacts The Future, reforçou a recolha separativa de Óleos Alimentares Usados através da implementação de uma Rede de Oleões Inteligentes.
Castro Marim, Monte Francisco, Casas da Audiência, Praia Verde, Altura, urbanização Quinta do Sobral, Azinhal, Odeleite e urbanização Quinta da Cerca são alguns dos locais onde agora é possível depositar óleo usado e contribuir para um mundo melhor a nível ambiental.
Depois de usar o óleo em casa ou no seu estabelecimento comercial, coloque-o numa garrafa e feche-a bem, antes de inseri-lo no oleão metálico, que possui um sistema de deposição antirroubo, uma capacidade superior a 200 litros e pintura com tinta com características antigrafite.
A tecnologia está de mãos dadas com estes novos oleões, que possuem também um sensor de enchimento e movimento ultrassónico e de última geração, com um sistema de comunicações, que proporciona uma solução eficiente e fiável.
Esta novidade contribui para uma boa gestão de resíduos, prevenindo acessos não autorizados e um maior controlo da sua capacidade e funcionamento, ao mesmo tempo em que a estrutura tem alta durabilidade, construída para resistir a condições ambientais adversas e garantindo uma longa vida útil.
Graças a esta tecnologia, o Município de Castro Marim tem acesso à visualização em tempo real do estado de enchimento do oleão, à contabilização dos depósitos efetuados e ao acesso aos dados recolhidos numa plataforma de controlo de gestão.
Outra das grandes novidades desta iniciativa é uma aplicação para smartphone, que qualquer cidadão pode ter no seu telemóvel, e que vai permitir o uso do oleão, consultar os locais onde os mesmos estão instalados, registar a sua chegada e ainda receber pontos ecológicos que podem ser posteriormente transformados em ofertas.
Esta recolha de óleo usado realizada pelo Município de Castro Marim evitará que o óleo usado seja derramado na natureza e na rede de esgotos, retirando um dos contaminantes das linhas de água, pois um litro de óleo pode contaminar um milhão de litros de água.