(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - Natal em Lagos

LIVRE Algarve visita os projetos da Associação Ecotopia Activa

LIVRE Algarve visita os projetos da Associação Ecotopia Activa

Os candidatos do LIVRE pelo círculo eleitoral de Faro visitaram, na manhã de dia 7 de março de 2024, os projetos da associação Ecotopia Activa situados nas Hortas Urbanas de Tavira, com o intuito de perceber as dinâmicas que levaram à concretização de uma abordagem amplamente em consonância com os princípios e valores do partido: ecologia e cidadania.

A Ecotopia Activa é uma “associação para o desenvolvimento sustentável que promove a cidadania ativa, a auto-determinação e a capacitação alimentar das comunidades”. No espaço das Hortas Urbanas de Tavira, estão situados os projetos BIOMAQ, uma biblioteca/acervo de máquinas agrícolas que podem ser requisitadas pela comunidade, e o “talhão experimental”, um talhão da horta experimental, demonstrativo e formativo, com o objetivo de divulgar práticas sustentáveis a toda a comunidade. A associação promove ainda ações de formação e visitas de estudo, participa ativamente em ações de cidadania e produz documentários que valorizam, partilham e sensibilizam para formas sustentáveis de se ser e de estar.
As Hortas Urbanas de Tavira encontram-se no espaço alargado do CEAT - Centro de Experimentação Agrária de Tavira, antigo Posto Agrário de Tavira, fundado em 1926. A importância histórica do CEAT para as práticas agrárias da região e o seu impressionante acervo biológico, que inclui uma série de espécies autóctones, dão uma profundidade específica a este lugar, que deve ser preservado como espaço de partilha, formação e desenvolvimento de saberes e práticas sustentáveis.
O LIVRE Algarve acredita que o respeito pelo património natural e cultural está de mãos dadas com uma cidadania ativa e que só com o seu desenvolvimento conjunto podemos fazer face à situação de emergência climática e social que vivemos.
A associação Ecotopia Activa é um exemplo de como, a nível local, se pode agir em conjunto por um planeta saudável para as próximas gerações.
Com esta última ação de campanha o LIVRE reconhece a importância das organizações cidadãs para o desenvolvimento local.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos