(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - Natal em Lagos

Lagos participa em Encontro Nacional de Limpeza Urbana

Lagos participa em Encontro Nacional de Limpeza Urbana

Vidamar Resort Hotel Madeira, no Funchal, recebe 6º Encontro Nacional de Limpeza Urbana

  • Mesa Redonda com Márcia Fonseca, Diretora do Departamento de Sustentabilidade Ambiental e Urbana da Câmara Municipal Lagos
  • Três dias de análise aos desafios soluções inovadoras, inteligentes e criativas, assentes nos três pilares da Limpeza Urbana: Ambiente, Economia e Pessoas
  • Oradores nacionais e internacionais refletem sobre a diversidade dos territórios, com estratégias adaptadas às realidades de cada local

De 25 a 27 de setembro, vai realizar-se, no Funchal, o 6.º Encontro Nacional de Limpeza Urbana (ENLU), organizado pela Associação Limpeza Urbana – Parceria para Cidades + Inteligentes e Sustentáveis (ALU). Nesta edição, irá marcar presença Márcia Fonseca, Diretora do Departamento de Sustentabilidade Ambiental e Urbana da Câmara Municipal Lagos, que irá participar na Mesa Redonda sobre Dinâmicas urbanas na limpeza das cidades: da crise da habitação ao despovoamento.

O município do Funchal, exemplo de boas práticas nesta área e líder na sustentabilidade ambiental, vai receber especialistas, profissionais e entusiastas do setor para analisar desafios e soluções inovadoras, a nível ambiental, económico e social.

Sob o mote “Limpeza Urbana + Sustentável”, oradores nacionais e internacionais analisam tendências e boas práticas do setor, abordando diversos temas, tais como: “Limpeza Urbana: Ferramenta para o Cumprimento das Metas”; “Renaturalização das cidades: mais espaços verdes, mais desafios para a limpeza urbana?”; “Governança e instrumentos de cidadania participativa para cidades mais limpas”; “Cuidar da natureza: estratégias para uma paisagem mais limpa”; e “Tornar a Limpeza Urbana mais eficiente: descarbonização e água reciclada”; entre outros.

É uma honra ser palco da 6ª edição do Encontro Nacional de Limpeza Urbana e partilhar as iniciativas e postura do município do Funchal neste pilar crucial para o desenvolvimento das cidades”, afirma Nádia Coelho, Vereadora da Câmara Municipal do Funchal. “Deixo, ainda, o convite para assistirem à apresentação do nosso Programa Municipal de Limpeza Urbana, um compromisso entre pessoas e ambiente, e para nos acompanharem na Visita Técnica Virtual ao município, sobre a gestão de resíduos e os resultados do Índice de Limpeza Urbana, uma novidade a nível nacional”, acrescenta.

Este ponto de networking dos diferentes agentes de limpeza urbana conta com quatro mesas-redondas: “Caminho para a sustentabilidade”; “Soluções para a Transição Energética”; “Mais eficiência para mais valor no território”; e “Dinâmicas urbanas na limpeza das cidades: da crise da habitação ao despovoamento”. O evento inclui ainda uma masterclass “Avaliar a Limpeza Urbana”, onde serão abordados exemplos internacionais de implementação de índices de limpeza urbana, visando auxiliar o desenvolvimento de um índice específico para as cidades portuguesas, uma das medidas previstas no Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU 2030) e atribuídas à ALU.

Neste Encontro estarão presentes diversas personalidades internacionais, que vão trazer as suas perspetivas e casos práticos, no que diz respeito à limpeza urbana. Hervé Guillaume, Coordenador-geral da AVPU - Association des Villes pour la Propreté Urbaine, e Victor Sarabia, Diretor Geral de Serviços de Limpeza e Resíduos de Madrid, vão debater os indicadores da Limpeza Urbana, do ponto de vista francês e madrileno. Já Luís Medina-Montoya, Diretor de projetos Fundación para la Economía Circular, vai abordar as “Respostas diferentes para desafios comuns”; e José Ignacio Lacomba, coordenador da candidatura Valencia Capital Verde Europeia 2024, vai falar sobre a Renaturalização das cidades, com mais espaços verdes e mais desafios para a limpeza urbana.

Ainda no panorama internacional, esta edição recebe Christos Tzagkas, Coordenador da Clean Europe Network, que explica qual o papel da comunidade para combater o lixo na Europa; Maria Cabrera, Diretora de comunicação e projetos Paisaje Limpio, com estratégias para uma paisagem mais limpa; e Michael Groves, Geógrafo e especialista em tecnologia geoespacial e inteligência artificial, que vai explicar como “Mapear o setor dos resíduos: Usar novas tecnologias para mais transparência”.

Com a presença de autarcas de todo o país, promovendo a troca de experiências e estratégias que podem ser adaptadas às realidades locais, Luís Almeida Capão, Presidente da Direção da Associação Limpeza Urbana, afirma que “A missão da ALU é apoiar e promover os seus associados, levando-os a conhecer boas práticas e abordagens inovadoras para um futuro mais sustentável. O programa desta edição do ENLU é o reflexo disso mesmo, abordando questões pertinentes e que impactam ativamente os municípios portugueses”. Acrescenta que “Esperamos que este encontro promova trocas significativas de conhecimento e fortaleça os laços colaborativos entre os participantes”.

As inscrições são gratuitas e estão disponíveis aqui.

Programa completo e mais informações em: https://www.associacaolimpezaurbana.org/programa-6enlu

  • PARTILHAR   

Outros Artigos