Nova plataforma de monitorização e estudo da Raia Curva constitui mais um importante passo na digitalização do setor das pescas, permitindo uma análise científica mais rigorosa da presença desta espécie ao longo da costa portuguesa.
A Docapesca lançou a app “PERaia – Plataforma de Estudo da Raia” que vem dar resposta à necessidade de monitorização e estudo da Raia Curva (Raja undulata), facilitando o preenchimento dos registos por parte dos profissionais da pesca e, simultaneamente, a análise de dados por parte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Com uma navegação amiga do utilizador, a nova ferramenta, já disponível para sistema Android e em breve para iOS, irá recolher e tratar os dados para fins científicos, e, apesar de garantido o anonimato dos utilizadores, cada profissional terá uma área pessoal para consultar o histórico dos seus registos.
Esta funcionalidade permitirá a análise científica da presença da espécie ao longo da costa, eliminando o preenchimento manual de um formulário em papel, entregue nas lotas e posteriormente enviado ao IPMA. Com o aumento da quantidade e fiabilidade dos dados disponíveis, será possível melhor estimar o estado da espécie Raia Curva e emitir pareceres científicos sobre os níveis sustentáveis da pesca deste importante recurso.
O sucesso da monitorização e estudo da Raia Curva vai depender muito do envolvimento e adesão dos profissionais da pesca ao uso desta ferramenta digital. Por isso, para além das aplicações para smartphone, a Docapesca disponibiliza ainda o acesso aos utilizadores através de uma página da internet.
Mais informações sobre o projeto e a aplicação móvel PERaia estão disponíveis no site oficial em: http://peraia.docapesca.pt/