(Z1) 2024 - CM de Aljezur - Aljezur Sempre
(Z4) 2024 - Natal em Lagos

Dia Internacional da Limpeza Costeira tem atividade bandeira no Algarve

Dia Internacional da Limpeza Costeira tem atividade bandeira no Algarve

Armação de Pêra acolhe este ano o lançamento das atividades do Dia Internacional da Limpeza Costeira / EU Beach Clean Up, que decorrerá amanhã, dia 21 de setembro, pelas 9h30, e visa alertar as comunidades para o problema da poluição costeira e marítima.

O evento na Praia dos Pescadores é organizado pelo Município de Silves, com apoio da representação da Comissão Europeia em Portugal em conjunto com a Fundação Oceano Azul e o Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, insere-se numa iniciativa mais vasta de ações de limpeza, que decorrem entre os dias 21 e 29 de setembro.

O Europe Direct Algarve promove dois workshops temáticos com parceiros do projeto LIXARTE. A SOMAR – Associação de Conservação Marinha e Bioacústica vai animar o workshop ANIMALIXO marinho. O projeto SOS Planeta oferecerá a versão portuguesa da canção do movimento Fridays for climate.

A iniciativa tem a seguinte agenda:

09H30 – Inscrição e boas-vindas

10H00 – Briefing sobre a iniciativa conjunta para celebrar a limpeza costeira internacional

10H15 – Foto “Bandeiras do Mundo” (traga uma bandeira do seu país)

10H30 – Início da limpeza

11H45 – Pesagem do lixo marinho e debriefing da iniciativa

12H00 – Divulgação de resultados e workshops temáticos

O Dia Internacional da Limpeza Costeira é celebrado anualmente no 3.º sábado de setembro e consiste na mobilização de associações, movimentos de cidadãos, entidades, empresas e escolas, demonstrando o poder coletivo para proteger os Oceanos. Desde o seu lançamento, há seis anos, já decorreram 880 ações de limpeza e foram removidas mais de 160 toneladas de lixo marinho, cobrindo 790 quilómetros com a participação de 28.600 voluntários e mais de 450 organizações.

Na mesma data, o Município de Lagoa promove a 1ª Limpeza Subaquática do Parque Natural Marinho do Recife do Algarve - Pedra do Valado, que terá lugar pelas 09h00, junto ao Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), em Ferragudo (PONTO DE ENCONTRO e PARQUE DE ESTACIONAMENTO).

O Parque Natural da Pedra do Valado é a primeira Área Marinha Protegida criada em Portugal continental no século XXI, criada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 1/2024 de 5 de janeiro, inserindo-se na costa de Albufeira, Lagoa e Silves e é uma das zonas mais ricas em termos de biodiversidade a nível nacional e o maior recife costeiro do Algarve e um dos maiores de Portugal, com valores naturais ímpares no contexto da costa portuguesa.

A ação de limpeza conta com a participação de representantes do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), do Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve (CCMAR) e da Fundação Oceano Azul, que efetuarão o seu enquadramento técnico e científico.

No mesmo dia, pelas 19h00, decorre a inauguração da Exposição de Fotografias vencedoras do II Concurso LIXARTE, na loja FNAC da GUIA (Algarve Shopping, Albufeira). Lançado no Dia Mundial das Zonas Húmidas, a exposição está incluída no vasto conjunto de iniciativas realizadas por esta parceria regional que tem como objetivo sensibilizar as populações para a necessidade de proteger os Oceanos.

O Europe Direct Algarve é uma estrutura alojada na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, I.P., no âmbito de protocolo com as representações do Parlamento Europeu e da Comissão Europeia e em Portugal.

Estas ações constituem momentos práticos fundamentais para impulsionar a Literacia dos Oceanos no Algarve, melhorando a compreensão da influência do Oceano em nós e da nossa influência no Oceano, incentivando todos os cidadãos e parceiros para assumirem atitudes informadas e responsáveis sobre o Oceano e os seus recursos e compreenderem que temos responsabilidades individuais e coletivas para com o Oceano.

Esta e outras iniciativas realizadas no âmbito do Dia Internacional da Limpeza Costeira podem ser consultadas na plataforma #EUBeachCleanup, onde todos os promotores podem registar os eventos efetuados neste contexto.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos