(Z1) 2025 - Intermarché

Câmara de Loulé congratula-se com condecoração de louletano Carlos Albino

Câmara de Loulé congratula-se com condecoração de louletano Carlos Albino

O Município de Loulé felicita publicamente o louletano Carlos Albino Guerreiro pela condecoração pelo Presidente da República, com as insígnias de Comendador da Ordem da Liberdade, em cerimónia que decorreu esta quarta-feira, 2 de abril, no Palácio de Belém.

Carlos Albino foi, juntamente com João Paulo Diniz e Manuel Ferreira Tomaz, um dos três jornalistas condecorados por Marcelo Rebelo de Sousa pelo papel determinante no desenrolar do período revolucionário, tendo sido um dos responsáveis pela emissão das “senhas” da operação militar do 25 de Abril de 1974.

A primeira “senha”, a música “E depois do adeus”, de Paulo de Carvalho, foi lançada por João Paulo Diniz nos Emissores Associados de Lisboa, tendo a segunda “senha”, a canção “Grândola, Vila Morena”, de Zeca Afonso, sido gravada e lançada por Carlos Albino e Manuel Tomaz na Rádio Renascença. Três vozes da liberdade que contribuíram para termos hoje um país democrático.

“É para nós um orgulho imenso termos na nossa comunidade uma personalidade com uma ligação tão profunda ao momento mais importante do Portugal contemporâneo. Carlos Albino é um humanista, um homem implicado nas questões do seu país e do concelho que o viu nascer. Temos uma gratidão por tudo o que tem feito neste território, particularmente na promoção cultural; exemplo disso foi a criação do Prémio de Crónica e Dispersos Literários, que nasceu de uma ideia do próprio. Parabéns, Carlos, esta condecoração é de inteira justiça!”, declara o autarca Vítor Aleixo.

Carlos Albino nasceu em Loulé, em 1945. Cursou Direito e Sociologia, e, após passagem pelo ensino, dedicou-se ao jornalismo a partir de 1970. Foi editor de internacional no diário República, realizador do programa de rádio independente Limite, diretor da ex-Emissora Nacional (RDP), colunista de O País, editorialista do diário A Nação, diretor do semanário Réplica, diretor da Agência Noticiosa ATM, e, ao longo de anos, correspondente diplomático do Diário de Notícias. Tem obra poética publicada, e diversa colaboração dispersa por jornais e revistas nacionais e internacionais. Particularmente na região algarvia, mantém há vários anos um apontamento (SMS) de observação de temas e factos regionais, no Jornal do Algarve.

O Município de Loulé elegeu-o como presidente das comemorações do 40º e 50º aniversários do 25 de Abril, tendo sido o principal mentor, impulsionador e dinamizador de um programa diversificado de iniciativas socioculturais e pedagógicas, que permitiu trazer a Loulé personalidades como Otelo Saraiva de Carvalho, Vasco Lourenço, Ramalho Eanes ou Mário Soares. Sem esquecer uma exposição da célebre Chaimite “Bula” que foi conduzida por Salgueiro Maia durante as operações militares de Abril.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos