Autarcas eleitos para os órgãos municipais tomaram posse em Castro Marim

O auditório da Biblioteca Municipal encheu na segunda-feira, dia 3 de novembro, para a cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos municipais de Castro Marim para o mandato 2025/2029.
A cerimónia iniciou-se com a tomada de posse dos 19 deputados municipais, seguida da eleição da Mesa da Assembleia que ficou constituída por João Fernandes (PSD) como presidente da Assembleia Municipal, Luís Cruz (PSD) como primeiro secretário e Isabel Revez (PSD) como segunda secretária.
Posteriormente tomou posse o novo executivo autárquico, constituído pela presidente Filomena Sintra (PSD) e pelos vereadores João Pereira (PSD), Jorge Martins (PSD), Ricardo Cipriano (PS) e Rosa Nunes (PS).
“A figura do presidente da Assembleia Municipal é ser, sobretudo, um vigilante atento, que acompanha e fiscaliza toda a atividade da Câmara Municipal e dos serviços municipalizados, pautando essa missão com os mais nobres padrões de defesa e interesse público, sempre ciente de que a solução de pequenos problemas particulares depende do bem-estar individual, e desse bem-estar individual depende o bem-estar de todos”, referiu o presidente eleito da Assembleia Municipal de Castro Marim, João Fernandes.
Já a presidente eleita da Câmara Municipal de Castro Marim, Filomena Sintra, começou por dizer no seu discurso que “é uma honra” que lhe “eleva a alma e expande o coração, presidir os destinos” do concelho, que assume como “nobre e destinada missão”.
Com esta eleição, a autarca acrescentou que a sua equipa foi investida “de uma enorme responsabilidade, resultado de um expressivo e inequívoco voto de confiança da população de Castro Marim”, em que a liderança é “o reflexo do empenho de uma equipa coesa, dedicada a este projeto, cuja força reside na participação de todos os seus membros, na bondade, na amizade e na boa essência de cada um”.
Filomena Sintra destacou ainda os “valores da transparência em que tudo se revela, na empatia que tudo sente, na verdade e honestidade que tudo sustém e no trabalho que tudo edifica” como o norte do seu executivo.
A habitação é o “pelouro prioritário” deste executivo, com a construção de nova habitação a custos controlados para venda, habitação para arrendamento acessível, apoio municipal à reabilitação e habitação no mercado livre, com regulamentos de atribuição elaborados a pensar naqueles que mais precisam, aos que têm família, aos que trabalham ou vivem em Castro Marim, aos jovens e às famílias monoparentais.
Além de levar a rede de abastecimento de água a todo o concelho e iniciar a substituição dessas redes de água e saneamento em Castro Marim e Altura, existem outros investimentos a avançar como a Área de Negócios do Sotavento, a intervenção no Castelo, a inscrição da cestaria no Património Imaterial, o Jardim D’Alagoa, a criação de corredores para bicicletas, triciclos e autocarros elétricos entre Castro Marim e Altura, a entrega de novas viaturas aos bombeiros, as obras de mitigação dos efeitos das inundações em Altura, o aumento dos padrões de qualidade e notoriedade da cultura e eventos, o Gabinete do Empreendedor e o gabinete da Qualidade da Informação, a abertura da plataforma de ocorrências à comunidade, a melhoria das instalações municipais e a modernização de equipamentos.
Na área da educação, Filomena Sintra considerou o Município de Castro Marim como o “farol”, anunciando uma nova escola básica de 2.º e 3.º ciclo, uma nova escola primária, mais creches em parceria com o setor social, investimento no ensino profissional, promoção de cursos técnicos superiores profissionais, duplicação do valor de bolsas e a criação do apoio ao ensino articulado e à investigação.
No ambiente, o novo executivo quer melhorar e modernizar o sistema de recolha de resíduos sólidos e urbanos e a higiene urbana através de novos equipamentos co-financiados, o reforço da estrutura orgânica e a intensificação da fiscalização, comunicação, sensibilização ambiental e incentivos à reciclagem.
Estão ainda previstas obras de requalificação da zona ribeirinha de Odeleite e a construção de passadiços que ligarão Altura à Praia Verde e a Praia do Cabeço à Praia Verde, além da criação de eco-jardins com espécies resistentes à seca em várias freguesias, ao mesmo tempo em que se avançará com a candidatura da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e VRSA a Reserva da Biosfera da UNESCO.
Na saúde e bem-estar animal pretende-se melhorar as condições do Centro de Recolha Intermunicipal, a esterilização de centenas de animais e a aposta na adoção animal.
No desporto, a dias da Eurocidade do Guadiana obter o selo de Comunidade Europeia do Desporto, irá avançar-se com a construção de um relvado sintético em Castro Marim, um Pavilhão Desportivo em Altura, a abertura do Centro de Atividades Náuticas de Odeleite, os campos de ténis de Altura e as ciclovias do Litoral, Barrocal e Paco de Lucia.
Na ação social e saúde pretende-se continuar a aposta na melhoria da qualidade de vida dos castromarinenses com o apoio a medicamentos, apoio ao arrendamento, próteses dentárias e o Programa de Combate ao Tabagismo.



