(Z1) 2022 - Água - Poupe Hoje Para Não Faltar No Verão
(Z4) 2022 - Projecto Águas Sem Fronteiras

Abril é mês da “Liberdade” em Lagos

Abril é mês da “Liberdade” em Lagos

O município lacobrigense junta-se às celebrações do 48.º aniversário do 25 de Abril de 1974, assinaladas em todo o país, com uma série de iniciativas institucionais, culturais e recreativas alusivas à emblemática “Revolução dos Cravos”.

Numa altura em que os recentes acontecimentos na Europa reforçam uma nova reflexão sobre democracia e liberdade, a Câmara Municipal e Assembleia Municipal de Lagos promovem a 25 de Abril, pelas 9h30, as tradicionais cerimónia de hastear da bandeira, largada de pombos (pelas associações columbófilas de Lagos e de Odiáxere) e sessão solene, contando com intervenção das várias forças políticas do concelho e a presença das associações locais e público em geral. O momento será também dinamizado pelo Grupo Coral de Lagos e da banda da Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1.º de Maio através de emotivos apontamentos musicais.

Pelas 11h00, terá lugar a visita guiada “O 25 de Abril em Lagos”, uma iniciativa que passará por locais associados às operações militares ocorridas em Lagos no curso da Revolução de Abril, bem como noutros espaços evocativos da nova realidade democrática surgida no nosso país a partir dessa data.

O “Almoço Comemorativo” também está de regresso este ano, no restaurante Adega da Marina, podendo adquirir a sua senha, no valor de 10€, nas juntas de freguesia ou no Centro Cultural de Lagos.

As celebrações fecham em beleza pelas 16h00, no Centro Cultural de Lagos, com o concerto “Pela Santa Liberdade”, pelo artista Afonso Dias, uma evocação do Hino da Maria da Fonte, escrito em 1846 por Ângelo Frondoni e Paulo Midosi, considerado o paradigma da canção portuguesa de intervenção, o que dá o mote para este espetáculo (bilhetes à venda na receção do Centro Cultural ou através da Ticketline).

O mundo digital não ficou esquecido, estando prevista a divulgação de vídeos alusivos à data na página de Facebook do município de Lagos, assim como a apresentação dos trabalhos da iniciativa “A Câmara convida a pensar Abril”, um convite dirigido a todos os lacobrigenses, das várias faixas etárias, para prepararem ilustrações, poemas ou fotografias inspirados na efeméride (envio até 21 de Abril para comunicacao@cm-lagos.pt).

Para que todos possam participar em todas as actividades previstas, o estacionamento no Parque da Frente Ribeirinha será gratuito no dia 25 de Abril.

Celebre a Democracia e a Liberdade com Lagos!

Consulte aqui a programação completa das comemorações do 48.º aniversário do 25 de Abril de 1974 em Lagos.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos