A Economia Azul, que posicionamento para o Algarve?

O 3º episódio da Teia D'Ideias vai realizar-se já no próximo dia 3 de abril, pelas 18h30, na Casa Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, desta vez dedicado ao tema “A Economia Azul, que posicionamento para o Algarve?”
Com a crescente consciencialização acerca de questões ambientais e de sustentabilidade, surge a necessidade de discussão do tema da Economia Azul. Com este episódio, temos a intenção de suscitar reflexão acerca deste tema, a sua importância para o Algarve e que desafios se levantam.
Vamos explorar como utilizar o potencial dos oceanos de forma responsável para promover o crescimento económico, proteger os ecossistemas marinhos e gerar oportunidades para as comunidades costeiras, como o Algarve.
Neste contexto, o Algarve enfrenta desafios, como a sobrepesca e a poluição marinha, mas também existem oportunidades únicas. Assim, o debate sobre o posicionamento do Algarve na implementação de práticas alinhadas com a Economia Azul torna-se urgente.
Neste sentido, contamos com um painel de convidados que inclui Adriana Ressurreição, investigadora auxiliar do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (CCMAR) esteve desde o início, fortemente envolvida, na criação do Parque Natural Marinho Recife do Algarve, com o projeto AMPICvalue, focado na avaliação do impacto socioeconómico e mapeamento das indústrias que operam na área do Parque Natural. Sendo também um membro ativo em vários grupos de peritos internacionais, como o World Ocean Assessment (WOA III) das Nações Unidas e a Rede Europeia COST: Repensando a Economia Azul: Impactos e Oportunidade Sócio ecológicas.
Filipe Bally Jorge, Chefe de Divisão de Ambiente do Município de Portimão para falar dos projetos desenvolvidos neste contexto e mais concretamente do consórcio, que o Município de Portimão integra, da rede urbana inter-regional denominada “Cidades Âncora para a Economia Azul”.
E ainda, Ricardo José, formado em Gestão de Marinas, Direção Hoteleira e Ambiente, membro da comissão executiva da Associação de Turismo de Portimão e atualmente é o Diretor Operacional da Marina de Portimão.
O Teia D’Ideias é um projeto do Centro Cidadania Activa e Intervenção Cívica (CAIC) da Teia D’Impulsos com o apoio da Câmara Municipal de Portimão.
Mais informações acerca desta e de outras iniciativas em www.teiadimpulsos.pt e na página de Facebook e Instagram da Teia D’Impulsos.