
Dia Mundial do Doente - "Retomar a uma vida activa e com saúde"
Artigo de opinião de Luís Duarte Costa – Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna.
Artigo de opinião de Luís Duarte Costa – Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna.
A subida da taxa de juro levará a um aumento do valor da sua prestação, logo os consumidores serão obrigados a emagrecer o seu orçamento mensal para conseguir pagar a despesa com a habitação.
Durante a pandemia, muitos consumidores das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, ao procurarem usufruir das vantagens do comércio electrónico, viam-se confrontados com inúmeras limitações no acesso a esta forma de comércio por parte de empresas que excluíam as áreas de residência destes consumidores das entregas das suas plataformas electrónicas.
Em 2021 a DECO prestou aconselhamento a cerca de mil consumidores sobre serviços energéticos, nomeadamente acerca de facturas elevadas e dificuldades em cumprir esses pagamentos, dúvidas relacionadas com contratos e mecanismos de apoio aos consumidores, entre outros.
Tendo por base a ideia de que salvar uma empresa viável ou recuperar financeiramente uma pessoa de uma situação de sobre endividamento é uma forma do Estado receber tudo aquilo que foi investido indirectamente nela. Neste sentido, sentiu o Parlamento e a Comissão Europeia a necessidade de promulgar leis nesta matéria, agora transpostas para o nosso ordenamento e que visa agilizar a recuperação económica de empresas e pessoas singulares.
Artigo de opinião de Hugo Ribeiro, Médico paliativista, coordenador da Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos Gaia.
É possível poupar muito dinheiro com as reduções. Mas os saldos são sobretudo interessantes para os comerciantes: permitem escoar rapidamente os artigos da estação que está a terminar, para investir na nova colecção. Além disso, poupam no armazenamento dos produtos que passam de moda.
Sim, foi prorrogada a medida excepcional que pretende apoiar os consumidores e garantir o acesso aos serviços públicos essenciais, face às dificuldades no contexto da pandemia provocada pela COVID-19.
Artigo de Opinião de Catarina Canha, Secretária-Geral da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna
Artigo de Opinião de Francisco Gaspar, Representante do Ministério da Educação e Ciência; Professor; Presidente da CPCJ (Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Lagos).