Artigo publicado na edição de Agosto da Revista Nova Costa de Oiro, em https://www.novacostadeoiro.com
Apesar de estar calor, há regras quanto ao oferecer água aos bebés que devem ser cumpridas.
O bebé deve ser amamentado em exclusivo* até aos 6 meses e não precisa nem deve beber água durante esse período. A amamentação em livre demanda, ou seja sempre que o bebé pede e pela duração que desejar, deve ser privilegiada pois assim o bebé vai beber sempre que tiver fome ou sede.
É normal no tempo quente o bebé pedir mais maminha. Duas das razões pelas quais não se deve dar água antes da introdução alimentar são:
1º - O leite materno tem tudo o que o bebé precisa seja em nutrientes óptimos para o seu desenvolvimento seja para o manter hidratado. Mamadas frequentes são normais e podem aumentar no tempo quente.
2º - Dar água ao bebé vai-lhe encher o estômago e assim ter menos espaço para mamar tanto. Vai diminuir o número de mamadas e pode mesmo comprometer o aumento de peso do bebé já que a água não tem calorias e o bebé vai passar a ingerir menos quantidade de leite que é o alimento que realmente garante o seu crescimento.
Mas assim, quando devo dar água ao bebé?
A partir da introdução alimentar, ou seja quando o bebé deixa de mamar em exclusivo, podes começar a oferecer água ao bebé, ou seja ter água à disposição do bebé.
Se o bebé continuar a mamar com frequência vai sentir menos necessidade de água e está tudo bem. Para oferecer água ao bebé podes optar por copo, garrafa, biberão ou mesmo palhinha, o importante é que ele goste de beber água.
Aproveito para te deixar um vídeo de como ensinar o bebé a beber água por palhinha. Depois quero saber se resultou! https://youtu.be/sge3EtDqiqk
*Definição da OMS: Amamentação exclusiva significa sem água, chás ou outros suplementos
Dica: Para ensinares o teu bebé a gostar de água, basta que ele te veja a beber água muitas vezes!
-----------
Ana Custódio
Site: www.algarve.amamenta.net
Facebook: Amamenta Algarve
e-mail: ana.custodio@amamenta.net