Após cinco dias intensos de muito trabalho, resiliência e entreajuda, foram entregues sete prémios e uma menção honrosa na 11.ª edição do CanSat Portugal, que teve lugar na ilha de Santa Maria, nos Açores.
A equipa HermeSat, dos Salesianos de Lisboa, obteve a maior pontuação do júri e arrecadou o grande prémio CanSat Portugal.
A juntar à missão primária – com medições da temperatura do ar e da pressão atmosférica e a transmissão por telemetria dos parâmetros medidos para a estação terrestre –, a equipa HermeSat teve como missão secundária o desenvolvimento de uma ferramenta que combina a fotografia aérea com Inteligência Artificial (IA), para determinar os locais de aterragem mais seguros para o seu CanSat 100% sustentável, construído em madeira e revestido por cortiça.
Composta pelos alunos Afonso Martins, João Bessa, Sebastião Paula, Sofia Dias, Maria Beatriz e Teresa Varandas, com idades compreendidas entre os 15 e os 17 anos, e coordenada pelo docente Rui Costa, a equipa vencedora vai representar Portugal no evento da Agência Espacial Europeia (ESA) “Engenheiro espacial por um dia”. Esta iniciativa, agendada para os dias 17 e 18 de junho de 2024, em Noordwijk, nos Países Baixos, conta com a participação dos vencedores de todas as competições CanSat da Europa.
Além disso, o microssatélite dos alunos premiados será lançado pela equipa RED – Rocket Experiment Division do Instituto Superior Técnico no concurso universitário EuRoC, juntamente com os Valkyria, da Escola Secundária Adolfo Portela, de Águeda, e D-Spencer, do Colégio de Santa Doroteia, em Lisboa.
Foi no Incuba+, Centro de Desenvolvimento e Inovação Empresarial de Santa Maria, que os mais de 100 estudantes e professores participantes da 11.ª edição do CanSat Portugal finalizaram os seus projetos, naquele que foi o culminar de meses de trabalho. Entre os dias 1 e 5 de maio, além dos momentos de trabalho, testes e lançamentos, os estudantes tiveram a oportunidade de conversar com convidados sobre carreiras espaciais e de visitar as instalações da RAEGE-Az e o Teleporto de Santa Maria, onde aprenderam sobre as diferentes finalidades da maior instalação de antenas da ilha.
A final da 11.ª edição do CanSat Portugal, organizada pelo ESERO Portugal, uma colaboração da Ciência Viva e da ESA, contou com a parceria do Governo Regional dos Açores, da SpaceAzores, do CEiiA e da Agência Espacial Portuguesa.
Outros prémios:
• Melhor Desempenho Técnico e estágio no CEiiA - CarMic, Escola Secundária Carolina Michaëlis, Porto
• Melhor Missão Científica - Valkyria, Escola Secundária Adolfo Portela, Águeda
• Profissionalismo - MigraSat, Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves, Vila Nova de Gaia
• Melhor Divulgação - RáSat, Colégio do Sagrado Coração de Maria, Lisboa
• Melhor Antena (ground station) e Prémio ANACOM – AzSat, Escola Secundária Antero de Quental, Ponta Delgada, Açores
• Menção Honrosa - CanHelp, Salesianos de Lisboa