Os Circuitos Ciência Viva celebram hoje, 6 de fevereiro, o 8.º aniversário.
A grande novidade é o lançamento, ainda este ano, do novo Circuito, na ilha do Faial, associado ao Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, o mais recente a integrar a Rede Nacional de Centros Ciência Viva.
Os Circuitos Ciência Viva, programa de turismo científico da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, celebram hoje 8 anos de existência. E desde a sua criação, em 2017, já levaram mais de 196 mil visitantes aos Centros da Rede Nacional Ciência Viva. Atualmente, são já 15 400 os utilizadores do cartão Circuitos Ciência Viva que, só em 2024, levou mais de 54 mil visitantes aos Centros da Rede, um aumento de 16% em relação a 2023.
Além dos números sonantes, esta data traz uma novidade associada à mais recente integração na Rede Nacional de Centros Ciência Viva – o Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, na ilha do Faial, Açores. Ainda este ano, será lançado o novo Circuito do Faial, que percorrerá, a partir do Centro Ciência Viva, a região envolvente, com toda a ciência associada à paisagem vulcânica em destaque.
E não viajamos sozinhos! No total, são mais de 300 os parceiros que conferem vantagens e descontos aos utilizadores do cartão que dá entrada livre em toda a Rede de 21 Centros Ciencia Viva no país.
Os Circuitos Ciência Viva têm contribuído de forma notável para o aumento do turismo científico em Portugal. “Curiosidade” é a palavra-chave deste programa que, em 2019, foi distinguido com o Roy L. Shafer Leading Edge Award for Businesse Pratice, uma chancela de qualidade atribuída pelo ASTC, a associação profissional norte-americana de museus e centros de ciência e tecnologia.
O programa conta com o apoio tecnológico da Fundação Vodafone Portugal e com parceiros nacionais de relevo, como a CP – Comboios de Portugal, a Fundação INATEL e a Movijovem.
Sobre os Circuitos Ciência Viva
O kit dos Circuitos Ciência Viva é composto por um cartão, um guia impresso, um website e uma app disponível para iOS e Android, com um total de 20 circuitos, 60 percursos e mais de 200 etapas para explorar. Tem a validade de um ano, um custo de 65 euros e permite a dois adultos ou um casal com filhos até aos 17 anos o acesso gratuito aos 21 Centros Ciência Viva, assim como aos descontos e vantagens estabelecidos com os mais de 300 parceiros.
Saibam mais em https://www.circuitoscienciaviva.pt/