(Z1) 2025 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

Centro Ciência Viva de Lagos celebra o sucesso da Noite Europeia dos Investigadores 2025

Centro Ciência Viva de Lagos celebra o sucesso da Noite Europeia dos Investigadores 2025

O Centro Ciência Viva de Lagos (CCVL) orgulha-se de anunciar o sucesso da Noite Europeia dos Investigadores 2025 (NEI), realizada na noite de 26 de setembro, cujo tema este ano foi “O Cancro”. A Noite contou com quase uma centena de pessoas, entre investigadores, parceiros, escolas e público interessado, numa celebração vibrante de ciência, partilha de saberes e inspiração.

Durante a noite, os participantes tiveram oportunidade de assistir a atividades dos nossos parceiros do ABC CoLAB, a conversas informais e sem pressa com os investigadores, petiscar ao som de M Pex e ainda puderam assistir a uma espécie de mesa redonda que reuniu todos os Investigadores convidados numa conversa com o mote: “Como se faz investigação sobre o cancro em Portugal?”. O público participou ativamente, trocando ideias, fazendo perguntas e explorando as instalações do CCVL, enquanto a mezanine do CCVL esteve decorada com banners descritivos dos investigadores presentes, valorizando o percurso e a missão de cada um.

Entre os investigadores convidados que partilharam o seu trabalho estiveram Ana-Teresa Maia (expressTEC), que falou sobre testes de diagnóstico para seleção de tratamentos alvo em cancro; Helena Cruz (Champalimaud Clinical Centre), sobre radioncologia e ensaios clínicos nesta área; Pedro Castelo-Branco (ABC-Ri & Universidade do Algarve), sobre o papel da epigenética no envelhecimento e no cancro; Sandra Tavares (i3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde), que explicou o que torna as células do subtipo mais agressivo de cancro da mama capazes de se espalharem pelo corpo; Sofia Braga (Nova Medical School), sobre imunologia tumoral e a resposta do sistema imunitário aos tumores; e Vânia Roberto (ABC CoLab), que abordou biotecnologia médica aplicada ao diagnóstico e terapias de base genética.

O CCVL teve ainda o prazer de contar com a parceria da Fundação Francisco Manuel dos Santos para esta edição da Noite Europeia dos Investigadores, no âmbito da obra O Cancro, do Professor Manuel Sobrinho Simões, que explica de forma clara e acessível o que é o cancro e como a ciência o estuda. O livro teve destaque na Conversa Final – “Como se faz investigação sobre o cancro em Portugal?” – e esteve disponível para aquisição na loja do Centro Ciência Viva de Lagos durante todo o evento.

A parceria com o ABC CoLAB – Ageing Better, um laboratório colaborativo que reúne academia, empresas e instituições com o objetivo de desenvolver soluções inovadoras para promover longevidade, saúde e bem-estar, também contribuiu para reforçar o caráter científico e inovador da Noite.

A Noite Europeia dos Investigadores em Lagos foi o culminar de um ano inteiro de iniciativas que reforçaram a ligação entre ciência e comunidade. Durante 2025, os Encontros com o Cientista envolveram sete cientistas, dois agrupamentos de escolas, dezoito professores e 283 alunos do município de Lagos. Foram realizadas atividades de inclusão social com o Centro Comunitário DUNA do CASLAS e com a Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, promovendo acesso à ciência a diferentes públicos. Um Debate Participativo com alunos de 15 e 16 anos da Escola Secundária Gil Eanes permitiu que fossem os próprios jovens a escolher o tema da Noite. Foram ainda realizadas quatro atividades de preparação, incluindo a apresentação do CCVL e da NEI no Roadshow da Europa da Agência Erasmus+, bem como a dinamização de murais no Hospital de Lagos, no Centro de Saúde de Lagos e na Escola Secundária Gil Eanes, com o objetivo de sensibilizar a comunidade para a temática do Cancro e de convidar à participação na Noite de 26 de setembro. No total, estas atividades envolveram cerca de 250 pessoas, refletindo o impacto crescente da iniciativa no município e na região.

O CCVL agradece de forma especial aos alunos do 11º A, turma de Ciências da Escola Secundária Gil Eanes, pela dedicação como embaixadores da Noite, tendo ajudado na escolha do tema e na preparação de todas as atividades. Um enorme bem-haja também aos alunos do Agrupamento de Escolas Júlio Dantas, do curso profissional de Serviço de Bar e de Cozinha e Pastelaria, que foram responsáveis por mimar os participantes com bebidas e petiscos, contribuindo para a animação da Noite.

Fica também o agradecimento a todos os investigadores e investigadoras presentes, bem como às instituições, escolas, parceiros, meios de comunicação e público que tornaram possível este encontro científico.

Centro Ciência Viva de Lagos

  • PARTILHAR   

Outros Artigos