(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

30º Aniversário da escola profissional Cândido Guerreiro - Alte

30 anos a Construir Futuros
30º Aniversário da escola profissional Cândido Guerreiro - Alte

A Escola Profissional Cândido Guerreiro (EPCG), sita em Alte, uma pequena aldeia do concelho de Loulé, celebrou no passado dia 11 de Novembro o seu 30º aniversário.

Foi o celebrar de três décadas dedicadas à Educação e Formação, ao longo das quais já formou centenas de jovens, que prosseguiram estudo para o Ensino Superior ou que ingressaram no mundo do trabalho, como profissionais na área do Turismo, do Comércio, do Processamento e Controlo de Qualidade Alimentar, da Construção Civil, do Design Gráfico, da Informática, da Acção Educativa, da Saúde…

Foi um dia de festa, de convívio, de reavivar memórias revisitando o vivido ao longo destes 30 anos.

Em homenagem ao seu patrono, o Auditório da EPCG foi nesse dia batizado como “Auditório Cândido Guerreiro” e no hall de entrada da mesma colocado o busto do poeta, uma obra do pintor e escultor algarvio Sidónio de Almeida, que agora foi cedida à escola pelo Museu Municipal de Loulé.

E foram tantos os que vieram até à EPCG para fazerem a festa acontecer: alunos e ex-alunos, professores e ex-professores, funcionários e ex-funcionários, amigos, parceiros e representantes de entidades, organizações, e escolas do concelho de Loulé: o Presidente da Assembleia Municipal de Loulé, Dr. Carlos Silva Gomes, o Colégio Internacional de Vilamoura, representado pela sua Directora Dr.ª Cidália Bicho, o Agrupamento de Escolas Eng.º Duarte Pacheco, na pessoa do seu Director, Dr. Carlos Fernandes, o Presidente da Junta de Freguesia de Boliqueime, Dr. Nelson Brasão, o Jornal “Ecos da Serra”, representado pela Dr.ª Elsa Silva, a Dr.ª Ana Bela Conceição, Coordenadora Regional do Algarve e Alentejo Litoral do Plano Nacional das Artes, a Eng.ª Emília Madeira, uma das fundadoras da EPCG…

A sessão de abertura contou com a presença da Direcção de Serviços da Região Algarve da Direcção-Geral dos Estabelecimento Escolares, na pessoa do Delegado Regional de Educação do Algarve, Dr. Alexandre Lima, da Câmara Municipal de Loulé, representada pela Dr.ª Adriana Cavaco, da Junta de Freguesia de Alte, na pessoa do seu Presidente, Dr. António Martins e da Associação In Loco, representada pela Dr.ª Vânia Martins.

Produzido especialmente para a ocasião, foi apresentado o filme “30 Anos de Memórias”, que compila centenas de imagens retiradas dos álbuns/galerias fotográficas construídas ao longo dos tempos e que tão bem retrata o quanto se tem vivido, aprendido, partilhado desde que a EPCG nasceu, em 1992, numa pequena aldeia na serra algarvia e onde, passados 30 anos, resilientemente, vive.

E porque a escola existe para os seus alunos, a palavra foi deles. E que momento bonito foi ouvir os seus testemunhos! Os testemunhos daqueles que hoje são profissionais e também daqueles que hoje a frequentam. Que bonito e gratificante foi ouvir “Esta é, sem dúvida, a minha escola”; “Aqui, passei os melhores três anos da minha vida”; “Eu fui da primeira turma, em 1992, e nesse tempo a escola não era assim, tínhamos aulas numa pequena sala, hoje vocês têm estas instalações fantásticas”; “Se não tivesse vindo para esta escola, se calhar nunca tinha feito um curso”, “Ainda hoje nos juntamos (ex-alunos), ainda hoje tenho amigos que fiz nesta escola”, “A minha mãe não queria que eu viesse para aqui estudar, porque era longe, mas era esta a escola que eu queria, e vim. Foi a melhor coisa que fiz e ela depois percebeu que foi a melhor opção”. “Eu gosto muita da escola, porque é muito familiar, aqui todos nos conhecemos”, “Aqui fazemos muitas actividades, muitas visitas de estudo”, “Nunca mais vou esquecer o estágio que fiz em Espanha (Estágio ERASMUS)”.

A festa continuou no anfiteatro exterior da escola, usufruindo da Intervenção Poética "Sonetos de uma aldeia - Capítulo II - A viagem" - vida e obra do poeta Cândido Guerreiro, pelo Ao Luar Teatro – Ideias Culturais, espetáculo oferecido pela Junta de Freguesia de Alte. Que momento sublime, feito de música e poesia!

E a festa terminou com o tradicional soprar das velas do bolo de aniversário, o lanche convívio e o comer de castanhas assadas, porque além de dia de aniversário, o dia 11 de Novembro é, também, Dia de São Martinho!

A EPCG, é propriedade da Escola Profissional de Alte, uma Cooperativa de Interesse Público de Responsabilidade Limitada (EPC, CIPRL) que tem como cooperadores maioritários a Câmara Municipal de Loulé, a Junta de Freguesia de Alte e a Associação In Loco.

Com um ensino inovador que combina uma forte componente prática com uma abordagem teórica sólida e interdisciplinar, a EPCG proporciona aos seus alunos uma formação integral, facultando as ferramentas essenciais para o início e desenvolvimento de uma carreira profissional diferenciadora e atenta às oportunidades e desafios postos pelo mercado de trabalho do século XXI assim como para o prosseguimento de estudos e ingresso no Ensino Superior.

Embora tratando-se de uma escola de reduzida dimensão, e por isso com um ambiente muito familiar, localizada numa zona interior do concelho, tem vindo a desenvolver um significativo trabalho colaborativo no âmbito de diversas iniciativas e projectos regionais, nacionais e europeus, alguns dos quais com uma forte componente de investigação.

A EPCG tem implementado o Sistema de Garantia de Qualidade alinhado com o Quadro de Referência Europeu de Qualidade para o Ensino Profissional (EQAVET1) tendo-lhe sido atribuído pela Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional (ANQEP) o Selo de Conformidade, em 20 de Abril de 2021.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos