O Campeonato da Europa da classe olímpica Finn foi transferido de França para Portugal. Vilamoura acolhe Campeonatos do mundo, da europa e provas de qualificação para os Jogos Olímpicos. O campeonato do mundo da classe 470 já teve início e em simultâneo o campeonato da europa de RS:X, 2 classes olímpicas. Em Abril as águas do Algarve recebem os melhores velejadores da Europa de Finn, também classe olímpica.
Para a maioria dos velejadores das classes olímpicas será em Vilamoura que irão ter oportunidade de marcar presença nos Jogos Olímpicos de 2021. A cidade algarvia tornou-se essencial no caminho para Tóquio. A poucos meses da competição olímpica, o Centro de Estágios Vilamoura Sailing acolhe e organiza campeonatos de algumas das classes olímpicas.
Hoje, dia 8 de Março, segunda-feira, começaram as primeiras regatas do Campeonato do Mundo da classe 470, que reúne perto de uma centena de tripulações, oriundas de 26 países. Há várias nações a tentar ainda garantir um lugar nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, sendo que Portugal é um dos países que ainda não conseguiu a qualificação.
Em simultâneo está a decorrer o Campeonato da Europa de RS:X, com mais de 80 pranchas em competição. Nesta classe, todos os países já garantiram a qualificação para Tóquio, mas é em Vilamoura que será eleito o velejador que os irá representar.
As grandes provas internacionais vão continuar em Vilamoura no mês de Abril. O Vilamoura Sailing foi escolhido para receber e organizar o Campeonato da Europa da classe Finn que estava previsto realizar-se na prestigiada Semana Olímpica de França. Com o cancelamento da prova francesa devido à pandemia, a decisão de transferir o Europeu de Finn para Vilamoura foi tomada rapidamente. Para além do reconhecimento da qualidade organizativa do Vilamoura Sailing, das excelentes condições logísticas oferecidas aos velejadores, há ainda a vantagem de Vilamoura apresentar grandes semelhanças com Tóquio, no que diz respeito a vento e condições de mar.
Balazs Hajdu, Presidente da Classe Internacional de Finn afirma que «esta capacidade de organizar, em poucos dias, um campeonato desta importância reflete o profissionalismo da equipa do Vilamoura Sailing e dá-nos a segurança de que os nossos velejadores vão ter um grande e justo campeonato».
Para Nuno Reis, director do Vilamoura Sailing «este é o reconhecimento do nosso trabalho e da afirmação de Vilamoura no panorama mundial. Fomos escolhidos, deixando para trás mais de 6 propostas de outras organizações prestigiadas».
Para os cerca de 120 velejadores da classe Finn este campeonato servirá de preparação para a qualificação para os Jogos Olímpicos, que irá decorrer na Finn Gold Cup, a ter lugar no Porto, 3 semanas depois.
Créditos fotos: Osga – João Ferreira