Na 22.ª edição do projeto, que conta com a colaboração de um amplo e diversificado leque de entidades parceiras, vai ser dada especial atenção à Saúde Mental.
É já no próximo dia 3 de outubro que a Câmara Municipal de Lagos promove a sessão de abertura de mais uma edição da Saúde em Movimento, destinada aos residentes com idade superior a 40 anos. Promover, através do exercício físico, a saúde e qualidade de vida dos munícipes é, desde o primeiro momento, o grande objetivo deste programa, o qual engloba a avaliação da saúde e condição física dos participantes, atividades de ginástica de manutenção e exercícios aquáticos, palestras, marchas passeio regionais, convívios, torneios e a integração com programas da Direção-Geral da Saúde, como é o caso do “Diabetes em Movimento”.
Este ano o tema em foco será a Saúde Mental, não apenas dos utentes, mas também dos cuidadores formais e informais. Nesse âmbito estão previstas várias atividades, a primeira das quais acontecerá já no dia 15 de outubro com uma sessão de “Saúde Mental na Comunidade” promovida pelo Conselho Municipal Sénior em estreita parceria com a equipa de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar e Universitário do Algarve. Outra das atividades, que dá pelo nome de “A Saúde das Palavras”, resulta de uma parceria com a ARS Algarve, autora deste projeto de literacia em saúde emocional, e irá envolver num primeiro momento os técnicos, capacitando os profissionais que têm contacto com os utentes para a importância da escolha das palavras nos momentos de interação.
Na proposta esta semana aprovada em reunião de câmara ficaram definidas as condições de participação e os termos da parceria a estabelecer com os clubes desportivos do concelho, que disponibilizam os seus técnicos para dinamizar as atividades sob orientação da equipa técnica municipal.
As atividades regulares de ginástica de manutenção cobrem integralmente o concelho, com núcleos a funcionar na cidade e em todas as freguesias e principais aglomerados urbanos. Para os utentes dos lares da Santa Casa da Misericórdia de Lagos existe o “ArticuLar”, uma versão adaptada do projeto Saúde em Movimento. A oferta completa-se com o programa Diabetes em Movimento, da Direção-Geral da Saúde, destinado a pessoas com diabetes tipo II que façam a sua inscrição junto dos enfermeiros e médicos de Medicina Geral e Familiar ou por estes sejam encaminhados.
Estas e outras informações serão divulgadas de forma mais detalhada no dia 3 de outubro, na sessão de abertura que acontecerá no Auditório dos Paços do Concelho Séc. XXI (com início às 10h00). Os interessados em integrar o programa Saúde em Movimento poderão formalizar a sua inscrição a partir dessa data, deixando o respetivo contacto na receção da Câmara Municipal de Lagos ou do Espaço Jovem, para que seja agendada a avaliação da aptidão física e funcional que antecede a participação nas atividades.
Merece referir que são parceiros do projeto, para além das entidades já mencionadas, a empresa municipal LAGOS-EM-FORMA, o Centro de Saúde de Lagos, as juntas de freguesia do concelho, a Delegação de Lagos da CVP e a Fundação Portuguesa de Cardiologia.