Temporada de recordes abre no próximo fim-de-semana com grelha de luxo

É já no próximo fim-de-semana que se abre a temporada de 2025 do Iberian Supercars, Campeonato de Portugal de Velocidade e Supercars España, iniciando-se com um número de inscritos recorde, muitas novidades, prometendo corridas disputadas e emocionantes.
Números recorde
O crescimento do Supercars Endurance – nomenclatura que engloba os três campeonatos – tem vindo a ser consistente desde 2021, inclusive, levando a que na primeira prova da época deste ano se roce o número de cinquenta inscritos, um recorde.
Com tantos carros em pista, muito embora no limite do número máximo de automóveis para o qual o Autódromo Internacional do Algarve está homologado, a Race Ready decidiu, em conjunto com a FPAK e AIA, pontualmente, dividir a grelha de partida em duas, com uma dedicada à categoria GT4 e outra às de Turismo e GTC, estando previstos mais de vinte e cinco inscritos na primeira e mais de vinte para a segunda.
Esta é uma situação excepcional – e que dificilmente será repetível, devido a questões de horário – mas demonstra bem o sucesso que tem vindo a ser a organização do Iberian Supercars, Campeonato de Portugal de Velocidade e Supercars España, evidenciando a confiança de pilotos e equipas e o entusiasmo do público.
29 GT4 digladiam-se por resultados
A categoria mais representada é a GT4 com vinte e nove carros esperados para ronda do Algarve, no próximo fim-de-semana.
Para este ano houve uma reformulação da categoria com a introdução de uma nova divisão, a GT4 Pro-Bronze, que permite um piloto categorizado como Silver e outro Bronze, passando a GT4 Pro a ser dedicada a dois condutores Silver, podendo um deles ter categorização superior – Gold ou Platinum.
As restantes divisões mantêm-se inalteradas – GT4 Bronze, um ou dois pilotos Bronze, e GT4 Am, um ou dois pilotos Bronze com pouca experiência.
Com seis marcas representadas – Aston Martin, BMW, McLaren, Mercedes, Porsche e Toyota – o exotismo em pista está assegurado, com carros diferentes, com comportamentos muito diferentes, mas com andamentos muito próximos, o que assegura corridas emocionantes que serão decididas nos pequenos detalhes.
A divisão GT4 Pro exibe o maior número de carros, onze, com o Campeão em título, César Machado a fazer equipa com o estreante Rafael Lobato num dos Toyota GR Supra GT4 Evo2 da Speedy Motorsport.
O duo terá forte oposição, com quase todas as equipas a ter um carro apontado à discussão do título.
A Lema Racing terá os irmãos noruegueses Olav Vaa e Andreas Vaa num dos seus Mercedes-AMG GT4, a NM Racing Team terá a dupla Tomás Granzella e Max Huber também num carro de Estugarda, a BMW España Motorsport mantém Nerea Martí e José de los Milagros no seu novíssimo M4 GT4 Evo, ao passo que a Racar Motorsport juntou Mathieu Martins e Roberto Faria num dos seus Aston Martin Vantage AMR GT4.
A lista de candidatos ao ceptro não se fica por aqui, e a Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal terá no seu Supra Francisco Mora e o regressado Francisco Abreu, que conquistou o título em 2023, enquanto o ex-colega de equipa do madeirense na campanha do título, José Carlos Pires, regressa à Speedy Motorsport para dividir também um carro nipónico com Tomás Guedes, que o ano passado conquistou o título italiano de GT4.
Alguns jovens pilotos poderão também ser um factor a ter conta, como é o caso de Henrique Ventura Oliveira, ex-piloto da FPAK Junior Team que fará equipa com a jovem promessa romena Luca Savu, que passou pela Fórmula 4 francesa, Aston Martin da Racar Motorsport, e João Aguiar Branco, que disputou os troféus que usam os Caterham nos últimos anos, e Bernardo Pinheiro, que em 2024 participou na categoria LMP3 das European Le Mans Series.
Duas novas equipas estarão na luta pelas posições da GT4 Pro - CV Performance x JP Motorsport e a Tockwith Motorsports – ambas com um Mercedes-AMG GT4 cada uma.
A formação alemã terá ao seu serviço Jonathan Engström, que tem vindo a fazer carreira nas corridas de Turismos, e Patrick Steinmetz, que fará a sua estreia nos GT4.
A equipa inglesa, bem conhecida dos adeptos ibéricos, terá no seu Mercedes-AMG Aubrey Hall, que já brilhou no Iberian Supercars aos comandos de um Ginetta G55, e um piloto ainda por definir.
Na GT4 Pro-Bronze serão sete os contendores, destacando-se o duo formado por Jorge Rodrigues e Patrick Cunha, os vencedores do título da GT4 Bronze em 2024. Este ano dupla da Veloso Motorsport estará aos comandos de um novíssimo Porsche Cayman CS RS, tendo subido de divisão, onde serão candidatos a lutar pelos triunfos.
No entanto, serão muitos os seus adversários, prometendo uma forte batalha pela primazia na GT4 Bronze-Pro, como será o caso da dupla Orlando Batina e Sérgio Azevedo, que se mantém (Toyota GR Supra GT4 EVO2 da Batina Racing), Guillermo Aso e Filip Vava (Mercedes-AMG GT4 da NM Racing Team, ou Mark Kastelic que este ano faz equipa com Bruno Pires aos comandos de um Mercedes-AMG GT4 da Lema Racing.
Para 2025 existem algumas novidades interessantes na GT4 Pro-Bronze, que tornará a luta pela primazia ainda mais interessante.
Uma delas é a estreia no Iberian Supercars dos McLaren Artura GT4 da McLaren Barcelona – SMC Motorsport, que nesta divisão será entregue aos portugueses José Cautela, que regressa à competição, e Lourenço Monteiro, que no ano passado fez algumas provas na competição, depois de em 2023 ter feito parte da FPAK Junior Team.
Uma novidade absoluta é a Gianfranco Motorsport, uma equipa histórica portuguesa que regressa aos grandes palcos. A equipa do Porto inscreve um Aston Martin Vantage AMR GT4 e dois Toyota GR Supra GT4 EVO2, sendo um deles entregue a Nuno Afonso e a Alexandre Areia, dois pilotos que passaram pelas competições nacionais nos últimos anos e que apontam aos melhores lugares da divisão GT4 Pro-Bronze.
Bruno Pereira e Gonçalo Araújo voltarão a fazer equipa aos comandos de um Aston Martin Vantage AMR GT4 EVO da Araújo Competição e, depois de um ano progressos em 2024, poderá ser um duo a ter em conta na luta pelas posições no pódio.
Tal como nas restantes divisões, também na GT4 Bronze a incerteza quanto aos resultados é grande, podendo, à priori, qualquer um dos seis inscritos ter uma palavra a dizer já na etapa e ao longo da temporada.
A Araújo Competição apostou forte, adquirindo um novíssimo Aston Martin Vantage AMR GT4 EVO que será dividido por Vasco Oliveira e Francisco Carvalho, uma dupla poderá ser uma potencial vencedora.
A Gianfranco Motorsport, uma das grandes novidades da temporada, terá em pista um Toyota GR Supra GT4 EVO2 para os irmãos Nabais, André e Miguel, que depois terem vencido o ceptro de pilotos da GT4 Am do Campeonato de Portugal de Velocidade, foram promovidos à GT4 Bronze e poderão ser um factor a ter em conta.
Luís Calheiros e Paulo Macedo, depois de dois anos com a Lema Racing, passaram este ano para a Veloso Motorsport, e num Porsche Cayman RS CS serão seguramente candidatos a lutar pelas posições cimeiras.
Do lado espanhol, a NM Racing Team e a McLaren Barcelona – SMC Motorsport marcam presença com um carro cada uma.
No Mercedes-AMG GT4 estará o português Ricardo Costa, que no ano passado fez a ronda de Valência com a Speedy Motorsport, e Ian Loggie, um experiente ‘Gentleman Driver’ que passou pelas GT4 South European Series em 2019.
O exótico McLaren Artura GT4 terá uma dupla rápida e experiente constituída por Alvaro Lobera, que conta com inúmeras temporadas nos GT, e Gonzalo de Andres, que em 2022 esteve na luta pelo ceptro de pilotos de GT4 Pro do Iberian Supercars até à última corrida da época.
Andriu Zemaitis, o único piloto a correr a solo da categoria, não quererá deixar de mostrar o seu valor aos comandos do Toyorta GR Supra GT4 EVO2 da GT Marbella by Speedy, e tudo fará para se imiscuir na luta pelos lugares do pódio.
Na GT4 Am haverá uma predominância da Aston Martin, com três carros, que terá a oposição do BMW M4 GT4 EVO da Promotion Motorsport, dividido por Smörg e Javier Macias.
Do lado da marca britânica estarão o regressado Álvaro Ramos na companhia de Alexandre Martins, Araújo Competição, Filipe Videira e António Lopes, que continuam com as cores da Racar Motorsport, e Ruben Vaquinhas e Pedro Bastos Rezende, que este ano defendem a estreante Gianfranco Motorsport.
São quatro equipas já com algum entendimento do que são as corridas, prometendo lutas interessantes pela primazia na divisão GT4 Am.
Daniel Teixeira parte como favorito nos Turismos
A categoria Turismos haverá igualmente bastantes motivos de interesse com o dominador das últimas temporadas, Daniel Teixeira, no Hyundai Elantra N TCR da JT59 Racing Team, a assumir o papel de favorito.
Ainda nos Turismos, mas na divisão TC, estarão os três Ginetta G40 da FPAK Junior Team que, para além de proporcionar a jovens esperanças os seus primeiros passos nas pistas de Velocidade, oferece sempre interessantes lutas entre os novos pilotos.
No Algarve, Martim Romão fará equipa com João Faria, Rodrigo Vilaça com Tomás Martins e Diogo Castro com Tomás Gomes.
GTC em expansão
A categoria GTC sofreu um crescimento impressionante este ano relativamente a 2024, com dezasseis inscritos, nove na GTX e sete na Cup.
A Tockwith Motorsports é a equipa que mais tradição tem na divisão GTX e a que mais carros coloca em pista, três Ginettas G55. Num deles estará Simon Moore, que defende o seu título do Iberian Supercars e do Campeonato de Portugal de Velocidade, desta vez ao lado de António Almeida, vencedor das Single Seater Series em 2019.
A oposição será forte, com algumas jovens duplas a prometerem resultados, como é o caso dos dois jovens oriundos da FPAK Junior Team, Henrique Moura Oliveira e Rúben Silva que sobem de categoria aos comandos do BMW M4 GT4 (F82) da Monteiros Competições.
A Chefo Sport terá também ao seu serviço dois ‘jovens lobos’ em Ángel Santos e Alejandro Iribas, que dividirão o Ligier JS2R da formação espanhola.
A Tockwith Motorsports apostou também na juventude com um dos seus Ginetta G55 a ser dividido pela Gracie Mitchell, que o ano passado se estreou no Estoril na competição, e Luca Staccini, um italiano que fará o seu debute no Iberian Supercars este ano.
No campo das duplas que combinam experiência com juventude está a Speedy Motorsport e a McLaren Barcelona – SMC Motorsport.
A formação portuguesa terá ao seu serviço Pompeu Simões e Duarte Camelo, ex-piloto da FPAK Junior Team, e depois do ganho de experiência na ponta final da temporada passada, prometem ser um duo a ter em conta pela luta pelas melhores posições.
Alba Vázquez será uma estreia no Iberian Supercars, mas já mostrou potencial em outros campeonatos e, ao fazer equipa com o experiente Alfonso Colomina e aos comandos do McLaren 570S GT4 da McLaren Barcelona – SMC Motorsport, poderá ser uma surpresa esta temporada.
Do lado das equipas com pilotos mais experientes estão a Autoworks Motorsports, a estreante NGT Motorsport, assim como a Tockwith Motorsport, que tem num dos seus Ginetta G55 Steve Kirton e Jonathan Elsworht, uma dupla habituada a lutar pelo pódio.
A formação espanhola continua com seu duo habitual – Borja Hormigos e Héctor Hernández – que o ano passado ganharam uma corrida à geral. Os dois estarão aos comandos de um BMW M4 GT4 (F82) e serão seguramente um factor a ter conta na luta pelas vitórias da divisão.
Na NGT Motorsport pontificarão dois pilotos bem conhecidos das pistas portuguesas Fernando Soares, vencedor do título GTX em 2023, e Miguel Ferreira, que já passou por inúmeras competições de Portugal. Os dois dividirão um Aston Martin Vantage GT4 da primeira geração, cuja primeira versão foi estreada em 2008, sendo uma curiosidade seguir a sua evolução.
Na Cup, Rui Miritta esteve imperial ao longo de 2024, conquistando todos os títulos que disputou, muito embora tenha tido alguma oposição, mas este ano o seu número de adversários duplicou.
Quanto a equipas há duas novidades, a Art of Speed, que inscreverá dois Porsche 911 Cup, e a Protech Motorsport, que colocará em pista um Ferrari 430 Challenge.
A formação de Coimbra terá num dos carros de Estugarda Frederico Castro e no outro João Castanheira. João Castanheira estreia-se nos circuitos, e claro no campeonato, enquanto Frederico Castro regressa após um 2024 com algumas presenças esporádicas.
A Protech Motorsport aposta também em dois pilotos que, apesar de experientes em outras competições, realizarão o seu debute no campeonato de pista mais importante da Península Ibérica numa dupla luso-britânica formada por Pedro Raposo e Adam Fawsitt.
A Monteiros Competições terá, também, um novo piloto a defender as suas cores aos comandos de um Porsche 911 Cup, Vítor Costa, oriundo dos campeonatos de clássicos, que terá em Rui Miritta uma excelente bitola.
Entre os mais experientes estão João Posser, num Porsche 911 Cup preparado pela Veloso Motorsport, que o ano passado conquistou dois pódios, e Marcus Fothergill e Dave Benett, que em 2024 ficaram com o vice-título da divisão aos comandos de um carro da marca de Zuffenhausen preparado pela Tockwith Motorsports.
Após um excelente ano de 2024, Rui Miritta parte como favorito para a revalidação do seu ceptro, mas o piloto do Porsche 911 Cup preparado pela Monteiros Competições contará com mais oposição.
Como ver as corridas
Como é habitual, os adeptos de automobilismo poderão seguir todas as corridas do Iberian Supercars, Campeonato de Portugal de Velocidade e Supercars España.
Na ronda do Autódromo Internacional do Algarve serão disputadas quatro corridas, todas no domingo com a divisão da grelha de partida na categoria de GT4 (11h50 e 16j00) e na de Turismos + GTC (10h40 e 14h50).
Todas as provas, com a duração de 50 minutos, terão transmissão em directo na DAZN Portugal e na DAZN España, assim como nas redes socias oficiais da competição, que em 2025 contará com a novidade de ser disseminado também em Inglês.
Race Ready