(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - Natal em Lagos

Os Barbie Awards 2018 distinguem mulheres portuguesas inspiradoras

Os Barbie Awards 2018 distinguem mulheres portuguesas inspiradoras

Joana Schenker figura no top 10

Pelo terceiro ano consecutivo, os Barbie Awards distinguiram mulheres portuguesas verdadeiramente inspiradoras. A edição 2018 aconteceu no dia 11 de Outubro, Dia Internacional das Raparigas, em Lisboa, e homenageou dez figuras portuguesas transformadas em bonecas one-of-a-kind idênticas a si: uma forma de inspirar e provar às raparigas do nosso país que nada é impossível. 

Entre as dez mulheres portuguesas que consideram ser inspirações para as novas gerações de raparigas, está Joana Schenker, luso-alemã de 31 anos, residente no concelho de Vila do Bispo, que foi campeã mundial de bodyboard em 2017, é 5x campeã nacional e 4x campeã europeia. 

“As pessoas não devem desistir dos seus sonhos, porque se queremos muito alguma coisa, se gostamos muito dela, temos de nos esforçar, manter o foco e mais cedo ou mais tarde vamos conseguir. Eu faço bodyboard há 17 anos, compito há 15 e só depois de 15 anos, em 2017, é que venci o circuito mundial e fiz história no desporto português. A persistência dá frutos. Mas também é importante divertirmo-nos ao longo desse caminho”,revelou a atleta da Associação de Bodyboard de Sagres.

No top ten figuram também as fadistas Ana Moura e Gisela João, a actriz e apresentadora Cláudia Vieira, a jornalista televisiva Conceição Queiroz, a judoca Telma Monteiro, a artista plástica Joana Vasconcelos, a superintendente Madalena Amaral, a actriz, apresentadora, blogger e escritora Raquel Strada, e a astrobiologa Zita Martins.

Para assinalar o Dia Internacional das Raparigas a Barbie anunciou em todo o mundo, uma iniciativa de longo prazo, denominada ‘Dream Gap Project’, que tem como objectivo chamar a atenção para os fatores limitadores que impedem as meninas de acreditarem no seu verdadeiro potencial – sobretudo graças a um conjunto de estereótipos culturais.

A confiança das raparigas nelas próprias é impactada por estes factores limitadores, por isso, a Barbie está empenhada em destacar exemplos em todo o mundo de mulheres que são modelos a seguir nos quais as meninas se podem inspirar a seguir os seus sonhos. O ‘Dream Gap Project’ pretende mover a sociedade para apoiar meninas a pensarem que podem mesmo ser o que quiserem.

Num inquérito desenvolvido pela Mattel Portugal em Setembro deste ano, sobressai a actualidade da questão sobre a igualdade de oportunidades, onde 64% dos inquiridos não acreditam que as raparigas têm actualmente, as mesmas oportunidades profissionais que os rapazes. Por isso, a Barbie quer com estes prémios divulgar exemplos de mulheres portuguesas  modelo, que continuam a  inspirar mais meninas pelo mundo inteiro. Porque pensar que podem ser o que quiserem é o início, mas ver alguém que realmente conseguiu faz a diferença.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos