Ciclista português Iúri Leitão distinguido com prémio europeu de fair play

Iúri Leitão foi distinguido pelo seu gesto notável de fair play e respeito pelo adversário, demonstrado na final da prova de Omnium dos Jogos Olímpicos de Paris, 2024.
A candidatura de Iúri Leitão ao European Fair Play Awards, foi submetida pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), através do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), e contou com o apoio da Confederação do Desporto de Portugal, e da Federação Portuguesa de Ciclismo.
O IPDJ realçou na candidatura, não só os brilhantes resultados desportivos, mas a sua conduta humana, imbuída dos mais elevados valores éticos que o desporto engloba. Nos Jogos Olímpicos de Paris, durante a prova Omnium, na qual Iúri conquistou a medalha de prata, demonstrou um espírito de fair play ímpar. No momento crucial da competição, Iúri começou a perseguir o francês Benjamin Thomas, que liderava a prova. A dada altura, Benjamin caiu e, em vez de pressionar o ataque, Iúri decidiu seguir a sua consciência e esperar que o seu adversário regressasse à pista, garantindo que estava bem.
A este propósito, Lídia Praça, vogal do Conselho Diretivo do IPDJ, declarou: «O IPDJ está comprometido com a valorização e a afirmação do desporto através de valores como a ética e o fair play. são também desígnios do IPDJ. A ação de Iúri Leitão, enquadrada numa competição deste nível, mereceu, da parte do IPDJ, o devido reconhecimento do mérito e da excelência. Mantemos a esperança de conquistar, com a valorização destes gestos, sobretudo no desporto de alta competição, com enorme visibilidade pública, um desporto com valores».
A cerimónia de atribuição do prémio decorrerá em Olímpia, na Grécia, no próximo dia 19 de maio.
Iúri Leitão nasceu a 3 de julho de 1998, em Viana do Castelo e desde muito jovem que demonstrou paixão pelo ciclismo, tendo começado a competir na adolescência. Atualmente, é ciclista da seleção portuguesa de ciclismo de pista, tendo-se afirmado como um dos expoentes máximos desta modalidade em Portugal e no mundo, com uma brilhante carreira desportiva. Entre as suas conquistas desportivas, Iúri é o atual campeão olímpico de Madison (2024) e vice-campeão olímpico de Omnium (2024), campeão mundial de Omnium (2023), tetracampeão europeu de Scratch (2020, 2022, 2024 e 2025) e campeão europeu de Points Race (2025). Tornou-se o primeiro atleta português a conquistar duas medalhas na mesma edição dos Jogos Olímpicos (Paris 2024).
Quanto ao prémio, é atribuído pelo European Fair Play Movement uma organização não governamental, fundada em 1994 e sedeada na Bélgica, com a missão de incentivar, apoiar e fazer campanhas para a promoção da ética no desporto a nível europeu, como forma de garantir que o fair play prevalece na prática desportiva e da gestão das organizações desportivas, como forma de impactar também a cultura e a ética da sociedade. Em 1996, a EFPM lançou os Prémios Europeus Fair Play para promover os princípios do fair play na Europa.
O objetivo deste prémio é reconhecer pessoas que escolheram o caminho certo, numa encruzilhada importante, seja no desporto ou na vida.
O IPDJ assinala igualmente que mais um português foi distinguido por esta organização internacional.
Davi Monteiro conquista um diploma na categoria «Fair Play Flame», destinada a atletas com menos de 18 anos.
No meio de uma partida intensa, no Campeonato Nacional de Judo, o adversário desmaiou e caiu. Sem hesitar, Davi Monteiro deixou de lado a competição, correndo imediatamente para ajudar o adversário. Esta sua atitude, garantiu a segurança do oponente, mas também conquistou o coração de espectadores e funcionários.
Assinala-se que o IPDJ, em reconhecimento a este extraordinário ato de integridade e respeito premiou Davi Monteiro com o prestigioso Cartão Branco, uma iniciativa que simboliza o fair play.