(Z1) 2025 - Radar Social

Ciclista português Iúri Leitão distinguido com prémio europeu de fair play

Ciclista português Iúri Leitão distinguido com prémio europeu de fair play

Iúri Leitão foi distinguido pelo seu gesto notável de fair play e respeito pelo adversário, demonstrado na final da prova de Omnium dos Jogos Olímpicos de Paris, 2024. 

A candidatura de Iúri Leitão ao European Fair Play Awards, foi submetida pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), através do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), e contou com o apoio da Confederação do Desporto de Portugal, e da Federação Portuguesa de Ciclismo.

O IPDJ realçou na candidatura, não só os brilhantes resultados desportivos, mas a sua conduta humana, imbuída dos mais elevados valores éticos que o desporto engloba. Nos Jogos Olímpicos de Paris, durante a prova Omnium, na qual Iúri conquistou a medalha de prata, demonstrou um espírito de fair play ímpar. No momento crucial da competição, Iúri começou a perseguir o francês Benjamin Thomas, que liderava a prova. A dada altura, Benjamin caiu e, em vez de pressionar o ataque, Iúri decidiu seguir a sua consciência e esperar que o seu adversário regressasse à pista, garantindo que estava bem.

A este propósito, Lídia Praça, vogal do Conselho Diretivo do IPDJ, declarou: «O IPDJ está comprometido com a valorização e a afirmação do desporto através de valores como a ética e o fair play. são também desígnios do IPDJ. A ação de Iúri Leitão, enquadrada numa competição deste nível, mereceu, da parte do IPDJ, o devido reconhecimento do mérito e da excelência. Mantemos a esperança de conquistar, com a valorização destes gestos, sobretudo no desporto de alta competição, com enorme visibilidade pública, um desporto com valores».

A cerimónia de atribuição do prémio decorrerá em Olímpia, na Grécia, no próximo dia 19 de maio.

Iúri Leitão nasceu a 3 de julho de 1998, em Viana do Castelo e desde muito jovem que demonstrou paixão pelo ciclismo, tendo começado a competir na adolescência. Atualmente, é ciclista da seleção portuguesa de ciclismo de pista, tendo-se afirmado como um dos expoentes máximos desta modalidade em Portugal e no mundo, com uma brilhante carreira desportiva. Entre as suas conquistas desportivas, Iúri é o atual campeão olímpico de Madison (2024) e vice-campeão olímpico de Omnium (2024), campeão mundial de Omnium (2023), tetracampeão europeu de Scratch (2020, 2022, 2024 e 2025) e campeão europeu de Points Race (2025). Tornou-se o primeiro atleta português a conquistar duas medalhas na mesma edição dos Jogos Olímpicos (Paris 2024).

Quanto ao prémio, é atribuído pelo European Fair Play Movement uma organização não governamental, fundada em 1994 e sedeada na Bélgica, com a missão de incentivar, apoiar e fazer campanhas para a promoção da ética no desporto a nível europeu, como forma de garantir que o fair play prevalece na prática desportiva e da gestão das organizações desportivas, como forma de impactar também a cultura e a ética da sociedade. Em 1996, a EFPM lançou os Prémios Europeus Fair Play para promover os princípios do fair play na Europa.

O objetivo deste prémio é reconhecer pessoas que escolheram o caminho certo, numa encruzilhada importante, seja no desporto ou na vida.

O IPDJ assinala igualmente que mais um português foi distinguido por esta organização internacional.

Davi Monteiro conquista um diploma na categoria «Fair Play Flame», destinada a atletas com menos de 18 anos.

No meio de uma partida intensa, no Campeonato Nacional de Judo, o adversário desmaiou e caiu. Sem hesitar, Davi Monteiro deixou de lado a competição, correndo imediatamente para ajudar o adversário. Esta sua atitude, garantiu a segurança do oponente, mas também conquistou o coração de espectadores e funcionários.

Assinala-se que o IPDJ, em reconhecimento a este extraordinário ato de integridade e respeito premiou Davi Monteiro com o prestigioso Cartão Branco, uma iniciativa que simboliza o fair play.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos