Início espetacular de uma nova edição do Algarve Bike Challenge no centro histórico de Tavira onde mais de mil atletas de 23 nacionalidades diferentes voltaram a praticar BTT, na tradicional etapa noturna de contrarrelógio urbano de 3 quilómetros.
As duplas formadas pelos portugueses Andrew Henriques e Filipe Francisco (Cdasj/ Cyclin'Team/Municipo De Albufeira 3) nos homens e pela estónia Maaris Meier e a britânica Fiona Johnston (Estrangeiras Loucas) nas mulheres, são as primeiras equipas a liderar esta ABC2024 nas classificações Open Masculino e Open Feminino.
Henriques e Francisco pararam o cronómetro em 5 minutos e 48 segundos, conseguindo a vitória na etapa do prólogo, à frente do espanhol Nacho Pérez Francisco Herrero (Flyz Orquin Racing Team), segundos (+07”257) e de Sergio Pérez e José Antonio Trujillo (Conway Cd Trujillo), terceiros (+08”500). Nas meninas Meier e Johnston completaram a etapa com o tempo de 7 minutos e 18 segundos, seguidos por outra dupla conhecida no Algarve como a portuguesa Celina Carpinteiro e a britânica Charlotte Davies (Cdasj/Cyclin'Team/Municípo Albufeira). , segundo (+08”000) e pelas andaluzas de Conway CD Trujillo, Carmen Baena e María Isabel Felipe, terceiro (+24”003).
A pequena diferença de tempo entre os melhores casais de cada categoria para ver quem se tornou o primeiro líder da prova manteve a emoção até ao final de uma tarde-noite onde as bicicletas de montanha voltaram a tomar conta das antigas ruas romanas de Tavira.
Os casais das restantes categorias que subiram ao pódio após este primeiro dia de sexta-feira foram os seguintes:
Grande Mestre Masculino: Miguel Solano / Julián Moreno (Conway CD Trujillo)
Mestre Masculino: Juan Pedro Trujillo/José María Guerrero (Conway CD Trujillo)
Mixed Master: Antonio Manfredi/Esther Maqueda (Expobikes)
Master Feminino: CelinaCarpinteiro/CharlotteDavies (Cdasj/Cyclin´Team/Municipo Albufeira)
Misturado: Pedro Pinheiro/Ilda Pereira (Korpo Activo Róódinhas)
Hoje a etapa rainha realiza-se com um exigente percurso de 85 quilómetros e pouco mais de 2000 metros de desníveis acumulados em que se percorre parte da zona oriental da Serra de Tavira e terreno espanhol no horizonte, onde as equipas se vão realmente encontrar. .que estará na luta pela vitória final da décima primeira edição desta importante prova do calendário europeu.
CLASSIFICAÇÕES COMPLETAS: https://resultados.stopandgo.pro/859/Individual
SITE OFICIAL: https://www.algarvebikechallenge.com/es/bienvenido/