Festa do “Partir o Folar" em Vila do Bispo regressa ao Pinhal da Samoqueira
Depois de um interregno de dois anos, no próximo dia 18 de Abril, Vila do Bispo volta a cumprir a tradição do “Partir do Folar”.
Depois de um interregno de dois anos, no próximo dia 18 de Abril, Vila do Bispo volta a cumprir a tradição do “Partir do Folar”.
Está patente ao público, no Centro de Interpretação de Vila do Bispo, a exposição “Relíquias do espaço e no tempo de Vila do Bispo - madeira, arte do formão e visão de um escultor sobre o património local.”
Fernando Ildefonso, autor e coordenador do projecto “Voando nas asas de um bando de poetas”, desenvolvido por uma turma da Escola Secundária Gil Eanes e vencedor do Prémio Nacional de Literacia - Leya Editora, é o convidado do Encontro de 5º Feira, que terá lugar no auditório da Biblioteca Municipal Dr Júlio Dantas, pelas 17 horas do próximo dia 3 de Março e que dará seguimento ao ciclo “Lagos, primeiros passos”.
Uma palestra sobre Medicina Evolutiva e a abertura de uma exposição de arte são dois eventos que preenchem a oferta cultural de Lagos, oferecidas pelo Centro Ciência Viva, ambos de acesso gratuito mediante inscrição.
Na sexta-feira 8 de Abril, o cientista Rui Diogo (Universidade de Howard, virá falar sobre Medicina Evolutiva. Diogo irá apresentar como é essencial este ramo do conhecimento médico nas discussões sobre antibióticos, vacinas, obesidade e outras questões da saúde humana.
Com a aproximação do mês de Maio, a Câmara Municipal de Vila do Bispo desafia a comunidade a criar uma Maia e a participar no Roteiro das Maias do concelho, de 1 a 31 de Maio.
Está a decorrer o prazo de inscrições para a participação na Feira do Folar e da Doçaria 2022, em Odeceixe, para as áreas da Doçaria, Restauração e Artesanato.
É já dia 2 de Abril que inauguram duas novas exposições no Centro Cultural de Lagos: “Apontamentos sobre empatia e alteridade” e “Com os pés nas nuvens” de António Alonso, as quais estarão patentes até 21 de Maio.
A convite do Turismo Centro de Portugal e do Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa do Turismo Industrial, o Museu Nacional Ferroviário participa na iniciativa nacional “À descoberta do Turismo Industrial” que decorre de 08 a 14 de Abril de 2022.
Depois de um início de época de concertos majestoso, onde as duas salas onde actuou esgotaram, primeiro no dia 19 de Fevereiro com Gonçalo Sousa e Luanda Cozetti onde se prestou homenagem a Toots Thielemans e logo na semana seguinte no dia 26 de Fevereiro em Portimão com Osvaldo Pegudo e novamente Luanda Cozetti, o público aderiu e pediu mais espectáculos assim.
Depois de um interregno de dois anos devido à pandemia, a área governativa da Cultura volta a estar presente na Futurália 2022 – feira de oferta educativa, formação e empregabilidade destinada, sobretudo, a jovens –, com o mote “Dar a volta!”.