(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - Natal em Lagos

Os passos educativos que serão dados em Lagos com Ana Alves, no Encontro de 5ª feira

Dia 7, pelas 17 horas, na Biblioteca
Os passos educativos que serão dados em Lagos  com Ana Alves, no Encontro de 5ª feira

Ana Alves, Chefe de Divisão de Educação, Comunicação, Cultura e Acção Social na Câmara Municipal de Lagos, é a convidada do Encontro de 5º Feira, que, prosseguindo o ciclo “Lagos, primeiros passos”, terá lugar no auditório da Biblioteca Municipal Dr Júlio Dantas, pelas 17 horas do próximo dia 7.

Todos sabemos que o mar não começa nos sumidouros da Rua Infante de Sagres e que não é a adesão a um programa lançado em 1996 pela UNICEF que torna Lagos um território ainda mais amigo das crianças. O objectivo de colocar «as crianças em primeiro lugar» continuará ser pura demagogia, se a actuação do município não abranger toda a população – estrutura familiar, relações de vizinhança, escola, trabalho, valorização profissional e partilha de preocupações e soluções –, isto é, se não voltarmos a viver em comunidade. Como primeiro passo, visitar outras cidades nacionais e do estrangeiro, receber aqui experiências trazidas dessas paragens, promover, em conjunto, iniciativas que o programa patrocinará, tudo isso será um enriquecimento que, a partir de agora, Lagos aproveitará e que somará ao muito que, sem qualquer dispêndio, poderemos e deveremos fazer por nós próprios.

Ana Alves é licenciada em Ciências da Educação, mestre em Psicologia Educacional e tem pós-graduação em Gestão Pública. Actual chefe de divisão, desde 2018, a sua ocupação como técnica superior na Câmara Municipal de Lagos teve início em 2008. Antes, fora docente de Gestão da Qualidade e de Psicologia do Trabalho e das Organizações, entre 2008 a 2012, coordenadora do Gabinete de Académico e Pedagógico da Faculdade de Engenharia de Recursos Naturais na Universidade do Algarve, de 2003 a 2008, oficial na Marinha de Guerra Portuguesa e formadora de professores do ensino básico e secundário, de 1997 a 2003.

A exposição de Ana Alves será uma conversa informal onde apresentará o conceito de Cidade Educadora e o que representa para Lagos pertencer a essa rede internacional. Serão dados alguns exemplos de projectos desenvolvidos pelo município que vão ao encontro dos princípios preconizados na Carta das Cidades Educadoras e complementará a sua exposição com a passagem de imagens e fotografias desses projectos.

O Grupo dos Amigos de Lagos endereçou, por intermédio dos respectivos agrupamentos de Escolas Gil Eanes e Júlio Dantas, o convite para que professores e comissões de pais estejam presentes. O encontro está aberto a todos os interessados, tem entrada livre, duração de uma hora e, como sempre, inclui debate, que se deseja de intervenções concisas e constructivas.

Legenda da Imagem:

1. Ana Alves

  • PARTILHAR   

Outros Artigos