(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - Natal em Lagos

O Menino passou por Lagos e deixou uma mensagem de amor e de esperança

O Menino passou por Lagos e deixou uma mensagem de amor e de esperança

Reatando a sua iniciativa de, pelo Natal, tentar contribuir para atrair residentes e visitantes às montras dos estabelecimentos do centro histórico da cidade, o Grupo dos Amigos de Lagos promoveu a exposição “O Menino passou por aqui”, em que é recordado o tradicional Natal Algarvio, com a chaminé como seu elemento central.

Contou com o apoio da Junta de Freguesia de São Gonçalo de Lagos e a criatividade dos seus próprios sócios, que entregaram poemas e ilustrações de sua autoria, em que as searas, o sapatinho, as cartas ao Menino, os tronos, o presépio, os pastores, os reis magos, as récitas, as janeiras, o amor e a esperança que tudo isso propicia são recordados, sem necessidade de recorrer a elementos próprios de outras regiões.

A exposição consta de vários painéis distribuídos por estabelecimentos de comércio local e termina na própria sede do Grupo, na Rua Cândido dos Reis, 90, frente ao cinema, onde poderá ser visitada, no horário limitado das 15.00 às 16.30 horas e apenas nos dias úteis. O presépio aí apresentado é um projeto de Tolentino de Lagos e pretende ser o embrião do tema da decoração de Natal da cidade, em 2020. Uma homenagem a José Pimenta Formosinho, fundador do Museu e estudioso da chaminé algarvia e uma retrospetiva de iniciativas do Grupo, em anteriores quadras natalícias, completam a exposição, que se prolongará até 6 de Janeiro.

Esta iniciativa previra incluir e dar o devido ênfase à participação de alunos do 1º ciclo do ensino básico, como primeiros obreiros da cidadania. Mas o Grupo dos Amigos de Lagos iniciou os contactos com os dois agrupamentos escolares e outras instituições, com poucas semanas de antecedência, não lhes dando tempo para, como hoje lhes é imposto, reunir, deliberar, programar e transmitir às crianças o convite para, com a ajuda de professores, pais, avós e vizinhos, fazerem um desenho ou escreverem um texto sobre a passagem do Menino e a sua mensagem de amor e de esperança.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos