Inaugurado ao público a 27 de Outubro de 2014, o Museu de Cera dos Descobrimentos, na cidade de Lagos, foi considerado por muitos como um equipamento museológico de referência na região algarvia, tendo recebido milhares de visitantes de todas as partes do mundo.
Turistas de diferentes nacionalidades, crianças de várias escolas do Algarve e não só, famílias e seniores de diversas instituições, passaram por este espaço dedicado à História dos Descobrimentos Portugueses.
A 1 de Dezembro de 2020, o Museu foi obrigado a fechar portas já que a empresa proprietária do espaço entrou em insolvência, o que obrigou o Museu a deixar o edifício onde se encontrava instalado.
Lamentavelmente, após um ano e meio do seu encerramento, o Museu de Cera dos Descobrimentos continua sem conseguir um novo espaço para a sua reinstalação, não podendo receber novamente de braços abertos os seus visitantes, apesar de receber muitas solicitações para o efeito, quer de grupos seniores, escolas ou famílias.
Assim, a gerência do Museu de Cera deixa o seguinte pedido de ajuda:
«- Porque não se pode nem deve deixar morrer o passado, nem destruir a identidade de uma nação;
- Porque o património deste Museu, apesar de pertencer a uma coleção privada, é de todos e para todos;
- Porque sendo um Museu único do género, na região e no país, o seu encerramento empobrece Lagos e um pouco de todos nós;
Por tudo isto e...
Considerando a mais-valia que o Museu representa, enquanto equipamento estruturante na área da animação cultural/turística e no seu contributo para a diversificação e qualificação da oferta turística do Algarve, sobretudo no combate à sazonalidade, vimos solicitar a colaboração de todos os que possam ajudar a conseguir um novo espaço para a reinstalação deste Museu, de interesse Cultural Municipal, Regional e até mesmo Nacional.»
Para mais informações, visitem www.Museuceradescobrimentos.com