(Z1) 2025 - Intermarché

Gatilho, um espetáculo de arte pela comunidade

Gatilho, um espetáculo de arte pela comunidade

A Questão Repetida anuncia a estreia do espetáculo Gatilho, fruto de um projeto artístico inovador de transformação social, que ganha vida no próximo dia 24 de abril, pelas 19 horas, no Centro Cultural de Lagos.

Gatilho reflete a riqueza da diversidade humana no território de Lagos, utilizando elementos artísticos para unir pessoas e comunidades. No centro deste projeto estão pessoas que frequentam a instituição NECI - Núcleo Especializado para o Cidadão Incluso, dependentes de terceiros para a sua vida ativa e que, frequentemente, vivem afastadas do convívio social e urbano.

O projeto explora a identidade e diversidade de cada participante, entendendo de que forma as características individuais influenciam as escolhas e espelham a identidade de cada um. Um dos pilares fundamentais é promover a inclusão e a consciencialização, abordando temas essenciais como a deficiência, a diversidade e a coesão social, na procura de uma sociedade mais inclusiva e consciente. A par disso, desenvolveram-se competências artísticas, proporcionando oportunidades de aprendizagem e crescimento em diversas vertentes artísticas, incluindo teatro, música, dança, cenografia e figurinos.

O principal valor é o respeito pela vontade dos participantes, dando-lhes voz e incentivando a autodeterminação, a capacitação e a visibilidade. Deste modo, o espetáculo representa a troca de experiências, a reflexão e a criação coletiva durante os 36 meses de processo.

Gatilho promete ser um espetáculo emocionante e inspirador, onde a arte se torna um meio de expressão e união entre diferentes realidades. Com direção artística de Albina Petrolati, a criação artística, coreografia e direção de movimento estão a cargo de Albina Petrolati e Aldara Bizarro. A coordenação do projeto é da responsabilidade de Elsa Mathei.

A estreia está marcada para dia 24 de abril, no Centro Cultural, em Lagos, pelas 19 horas. Antes disso, nos dias 9, 10 e 11 de abril, realizaremos um ensaio aberto, no local do espetáculo, onde todos são bem-vindos para assistir e até participar do espetáculo. Não perca esta oportunidade de vivenciar uma experiência única que desafia barreiras e celebra a vida. Para mais informações, contacte-nos.

Os bilhetes para o espetáculo podem ser adquiridos na bilheteira física, em questaorepetida.bol.pt e/ou em postos aderentes como FNAC, Worten, CTT, entre outros.

Este evento é co-produzido pela Questão Repetida, Município de Lagos e NECI - Núcleo Especializado para o Cidadão Incluso. Apoiado por Fundação Calouste Gulbenkian,

Banco BPI, Fundação La Caixa, Escola Secundária de Júlio Dantas, Laboratório de Atividades Criativas , Teatro Experimental de Lagos, Coro Da Gente, Freguesia de São Gonçalo de Lagos, Freguesia da Luz, Freguesia de Odiáxere, União das Freguesias de Bensafrim e Barão S. João.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos