VÄRA de Daniel Matos estreia no Centro Cultural de Lagos, dia 22 de Janeiro, às 21h30.
VÄRA é a quarta criação do coreógrafo Daniel Matos, produzida pela CAMA AC. O espectáculo surge da urgência de pensar o encontro criando um objecto coreográfico onde sete performers habitam um espaço rodeado por plásticos, como referência à exposição da carne num talho, enquanto procuram e potencializam a tentativa de um diálogo perdido num caminho efémero e comum.
Focada na envolvência cíclica que une espécies e conceitos como nascimento, perenidade, deterioração e transformação, Vära explora através dos seus performers o encontro híbrido entre dois choros: o do nascimento de um bebé e aquele presente no leito da morte de um suíno, do qual não se sente piedade, cruzando-o com o estudo dos universos individuais de cada intérprete desenvolvendo um trabalho paralelo entre a sua biografia e a sua pegada no espectro emocional, físico e psicológico. Gera-se uma pesquisa híbrida, acompanhada pela música original de João Galante, que relaciona a procura do primitivo em cada um com a necessidade humana de pertencer a um colectivo.
Daniel Matos (Lagos) é bailarino, performer, coreógrafo e artista visual. Colabora como assistente artístico e performer nos projectos de Ana Borralho & João Galante. Como intérprete colaborou com Angélica Liddell, Romeo Castellucci, Amélia Bentes, André Uerba, entre outros. Tem desenvolvido o seu trabalho desde 2016, através de práticas multidisciplinares mas sempre com o foco no lugar do corpo como campo de pesquisa biográfica, física e emocional, com o intuito de questionar e redesenhar a ideia de limite.
Dossier disponível aqui.
Para marcação de ensaios com imprensa, entrevistas e envio de fotos contactar através do email producao.cama@gmail.com ou +351 935 218 547.