Numa acção organizada pelo poeta Manuel Rafael, com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Bispo, à semelhança das edições anteriores, após um interregno de dois anos, o Encontro de Poesia Popular e Fado Amador regressou a Vila do Bispo para apresentar ao público a sua 11ª edição. Voltou assim a ocupar o seu lugar de destaque na programação cultural do concelho.
Com efeito, na tarde de 3 de Julho (domingo), no Centro Cultural de Vila do Bispo, a iniciativa contou com a participação de mais de duas dezenas de poetas populares e fadistas amadores, oriundos do Algarve e Baixo Alentejo, com o gosto comum pela poesia e fado, numa celebração que encerrou com um momento musical, ao som do acordeão.
Considerando a importância da iniciativa para a cultura popular e preservação das identidades locais, a presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, Rute Silva, desafiou Manuel Rafael a preparar já o Encontro do próximo ano e a edição de mais um livro de sua autoria.
Recorde-se que Manuel Rafael é natural do concelho de Odemira e reside no município de Vila do Bispo desde os 11 anos. Esteve na Guerra do Ultramar, em Angola, durante dois anos e dois meses. Teve ao longo da sua vida a profissão de agricultor e motorista, das quais se encontra aposentado. Escreve poesia desde muito jovem e conta com nove livros já editados.