(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

Biblioteca Municipal de Lagos comemora Dia da Língua Portuguesa e da Cultura Lusófona

Biblioteca Municipal de Lagos comemora Dia da Língua Portuguesa e da Cultura Lusófona

A Biblioteca Municipal de Lagos Júlio Dantas preparou uma programação para celebrar a data, assinalada 5 de Maio, a qual passa pela literatura, cinema, música e conversas em torno dos livros. Estas iniciativas, que decorrerão de 4 a 9 de Maio, vêm juntar-se a outras que marcam o regresso às actividades presenciais na Biblioteca ao longo deste mês.

A programação cultural começa já hoje, dia 4 de Maio, terça-feira, com o Ciclo de Cinema e Lusofonia “Espalha-Mundo”, através da exibição do filme “O Arquitecto e a Cidade Velha”, de Catarina Alves Costa, pelas 18:30 horas.

No dia 5 de Maio, quarta-feira, às 21:30 horas, decorrerá “A Biblioteca dos Livros Perdidos. Conversas que Ardem”, do qual fará parte uma palestra para «desconfinar ideias» com Fernando Venâncio e Marco Neves, com “O Português Vagamundo: A origem da Língua Portuguesa e as suas andanças pelo mundo”.

Dia 6 de Maio, quinta-feira, será exibido o filme “Cartas da Guerra”, de Ivo Ferreira, às 18:30 horas, e, no dia 8, sábado, “Alda e Maria - Por Aqui Tudo Bem”, de Pocas Pascoal às 15:15 horas. Também no dia 8 pelas 17:00 horas, é a vez de “Tanto (a)mar” nos deliciar, uma conversa com a realizadora angolana Pocas Pascoal moderada pela escritora angolana Branca Clara das Neves.

Para fechar a programação destas comemorações, no dia 9, domingo, pelas 16:00 horas, terá lugar o espetáculo “O que é que se passa?”, onde a Língua Portuguesa é exaltada nos seus diferentes sotaques ao som das guitarras, da percussão e das palavras de Dany Silva (Cabo Verde), Mick Trovoada (Angola), Guto Pires (Guiné), Mingo Rangel (Moçambique) e João Mouro (Portugal).

A RDP África está actualmente a divulgar as várias iniciativas.

O Dia Mundial da Língua Portuguesa e da Cultura Lusófona foi instituído em pela CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, e Timor-Leste) para homenagear o idioma e reconhecer os traços culturais e históricos partilhados por esses países.

Todas as actividades são gratuitas. No entanto, para garantir a segurança de todos os participantes e o cumprimento das normas de saúde em vigor, as iniciativas têm lotação limitada e exigem inscrição prévia obrigatória que poderá ser feita através dos seguintes meios: telefone 282 767 816, mensagem através da página de Facebook da Biblioteca ou através do email biblioteca@cm-lagos.pt.

Poderá consultar toda a programação cultural do mês de Maio em Lagos aqui.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos