Vai decorrer na Biblioteca Municipal Dr. Júlio Dantas, no dia 7, pelas 17 horas, mais um Encontro de 5ª Feira do Grupo dos Amigos de Lagos, desta vez com uma reflexão sobre “O Orçamento de Lagos e participação dos destinatários”, integrada no projecto “Viver em Comunidade”.
Por esta altura – e a pessoa colectiva município não se fica pela intenção, como nas pessoas singulares tantas vezes acontece –, tendo em conta as várias necessidades sentidas e a sua capacidade para resolvê-las, o órgão executivo prepara um plano de actividades para o ano seguinte, que apresenta ao órgão deliberativo, para discussão e aprovação. Ao mesmo tempo, seguindo o exemplo de outros municípios, reserva uma pequena fatia da verba disponível para concretizar alguns anseios que previamente lhe foram transmitidos pela população, aprovando os que entretanto obtiveram maior votação popular. A este, é dado o nome de Orçamento Participativo; o global é o Plano e Orçamento, que se deseja equilibrado e rigoroso.
Neste encontro, para o qual foram convidados os responsáveis dos vários órgãos autárquicos do município e das freguesias, pretende-se analisar como se processa, em Lagos, a participação no Orçamento Municipal daqueles a quem se destina servir.
Os Encontros de 5ª Feira têm a duração de uma hora, com entrada livre.