A Associação para o Planeamento da Família em parceria com o Município de Lagos vêm divulgar o III Seminário Regional "Novos Desafios No Combate ao Tráfico de Seres Humanos", que terá lugar no próximo dia 13 de novembro de 2024, pelas 10h00, no Auditório dos Paços do Concelho Séc. XXI , em Lagos.
O seminário terá como objetivo discutir temáticas subordinadas ao tema do Tráfico de Seres Humanos, contando com a presença de ilustres palestrantes nos seguintes Painéis: (1) Boas Práticas e Investimento para o futuro - "Rompendo Falsas promessas - verdades que ninguém conta" e (2) "Fluxos Migratórios no mundo atual e a sua perspetiva aos olhos da sociedade : ações e estratégias para o futuro."
.
O Tráfico de Seres Humanos (TSH) é um fenómeno à escala mundial, que viola os Direitos Humanos e afeta milhões de pessoas em todo o mundo, proibido pela Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia, como expressão de inviolabilidade, da dignidade humana, princípio constitucional fundamental dos estados membros e presente nos instrumentos internacionais em matéria dos direitos humanos, tais como a Declaração Universal dos Direitos Humanos das Nações Unidas e a Convenção Europeia dos Direitos Humanos.
Surgiu então no ano de 2016 a EME Algarve uma resposta nesta área na região do Algarve que permitiu uma intervenção de Apoio e Proteção a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos. A EME Algarve com uma equipa diversificada que intervém no processo de sinalização, identificação e assistência a vítimas.