Sessão especial em Lagos no dia 29 de novembro com a exibição do filme "Contos do Esquecimento", seguido de debate

O filme "Contos do Esquecimento", realizado por Dulce Fernandes, vai ser apresentado em sessão especial no dia 29 de novembro, às 19h00, no Auditório do Edifício dos Paços do Concelho Séc. XXI, em Lagos. A sessão, uma parceria entre a Empreitada – Associação Cultural do Algarve e o LAC – Laboratório de Actividades Criativas, inclui a projeção do filme, seguida de uma conversa com a realizadora Dulce Fernandes, a investigadora Marta Araújo e o arqueólogo Luís Raposo.
O ponto de partida do filme foi a descoberta, em 2009, de 158 esqueletos de africanos escravizados – homens, mulheres e crianças – numa lixeira urbana do século XV em Lagos, Algarve, aquando da construção de um parque de estacionamento. Trata-se de um achado único no mundo, um importante registo material da escravatura e do tráfico transatlântico, durante o qual mais de 12 milhões de pessoas foram raptadas de África. Contudo, no local do achado arqueológico, em vez do projeto inicial para a construção de um centro interpretativo e de um memorial, foi feito um campo de minigolfe.
"Foi assinado em 2012 um protocolo entre a Câmara Municipal de Lagos e o Centro de Estudos sobre África e do Desenvolvimento (CESA), no qual estava integrado o Comité Português "A Rota do Escravo", um projeto da UNESCO", explica a professora Isabel Castro Henriques, que foi presidente daquele comité. "Nesse acordo previa-se a instalação de um Centro de Informação e Interpretação Histórica e Arqueológica no local e foi também aprovado um memorial escultórico do artista Lívio de Morais. Eram iniciativas fundamentais para assinalar a enorme importância daquele local, para além de outras que pudessem acontecer na cidade de Lagos", acrescenta Isabel Castro Henriques. "Mas foram depois recusadas pela Câmara, que decidiu avançar com o minigolfe", conclui a professora.
"Foi celebrado um contrato de arrendamento entre o minigolfe e a Câmara Municipal de Lagos a 26 de setembro de 2012, um contrato a 15 anos. Esse contrato vence, portanto, em 2027", adianta a realizadora Dulce Fernandes. "Mas o executivo de Lagos ainda não esclareceu se vai renovar o contrato de arrendamento e manter o minigolfe. Seria também importante a Câmara de Lagos partilhar informação sobre o processo do memorial que está agora a planear instalar naquele local, do qual quase nada se sabe", acrescenta a cineasta.
"Contos do Esquecimento" teve estreia mundial no IDFA- Festival Internacional de Documentário de Amesterdão em 2023 e estreia nacional no festival Indielisboa em 2024.
Os bilhetes para a sessão especial do filme em Lagos no dia 29 de novembro são gratuitos mediante inscrição obrigatória em: https://forms.gle/ffEQyM4whQCyPBFU8 O filme será exibido na sua versão original em português, com legendas em inglês.
O filme terá uma outra sessão em Portimão no dia 30 de novembro, pelas 15h30, no Museu de Portimão. Esta sessão, também de entrada gratuita, é uma parceria entre a Empreitada – Associação Cultural do Algarve, a Poro - Cooperativa Cultural e a Câmara Municipal de Portimão, e contará com a presença da realizadora Dulce Fernandes e da escritora Patrícia Moreira.



