As praias da Comporta, Porto Santo e Meia Praia estão na lista das 10 praias mais seguras da Europa para passar férias neste atípico verão de pandemia.
A lista da European Best Destinations (EBD) elege três pontos da costa portuguesa como os mais seguros para estender a toalha ao sol, com base em critérios de segurança que permitem reduzir o risco de infecção do novo coronavírus.
Entre os critérios analisados pela organização estão o baixo número de doentes infectados na região onde se localizam as praias e o tamanho dos areais, que permitem manter o distanciamento social.
Um outro critério é estarem localizadas próximas de hospitais, em caso de qualquer eventualidade, ou sintomas da doença.
Na lista da entidade que promove o turismo, o primeiro lugar é ocupado pela praia grega Preveza, a que se segue, logo em segundo lugar, a praia da Comporta, no Alentejo. Há ainda praias da Polónia, Malta e Letónia na lista onde a praia de Porto Santo, na Madeira, se encontra em quarto lugar.
A Meia Praia, em Lagos, é a terceira praia nacional no top 10 das praias mais seguras. A EBD acrescenta à segurança da praia, a beleza do centro histórico de Lagos para aconselhar os turistas a visitar a região sul do país, destacando ainda que esta apresenta "40 vezes menos casos de infecção" do que as zonas mais afectadas do continente europeu.
Recorde-se que a Meia Praia ostenta, mais uma vez em 2020, o galardão de Bandeira Azul, e de acordo com o mapa delineado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) a maravilhosa praia lacobrigense tem capacidade para receber 11000 utentes em tempo de pandemia.
Esta praia, que segue ao longo da curvatura da baía, numa extensão com mais de quatro quilómetros, até ao Rio de Alvor, está separada do terreno de suave declive que a envolve como um anfiteatro, por um cordão dunar de destacada beleza.
A qualidade da fina areia doirada só tem paralelo nas transparentes águas que banham este magnífico trecho da costa. Ali se podem apanhar condelipas (conquilhas no resto do país) na maré baixa enquanto as crianças brincam nas bacias temporárias modeladas pelo mar junto à linha de água. Dali se podem admirar os veleiros grandes e pequenos navegando para lá e para cá, animando a baía com as suas velas brancas recortadas nos azuis do céu e do mar. Conta com apoios de praia e vigilância.