Lagos acolhe a “Viagem pelo Clima” e reforça compromisso com a sustentabilidade

O Município de Lagos será um dos pontos de passagem oficiais da 3.ª edição da Viagem pelo Clima, uma iniciativa promovida pela Get2C no âmbito do movimento Cooler World, com o objetivo de mobilizar a sociedade portuguesa para a ação climática e a transição para a neutralidade carbónica.
A jornada arrancou hoje, dia 11 de julho, com um evento de lançamento no Mosteiro Santa Maria do Mar, em Carcavelos, e culmina no dia 22 de julho, em Braga.
O evento de lançamento decorreu entre as 09h45 e as 13h15, com destaque para a mesa-redonda “Embaixadores pelo Clima: Narrativas que Movem”, moderada pela apresentadora Fátima Lopes. Participaram na mesa-redonda a atriz Ana Varela, a fundadora e CEO da Mind the Trash, Catarina Matos, o apresentador de televisão e rádio Pedro Fernandes e o engenheiro do ambiente e criador de conteúdos Tiago Lagoa — personalidades com trajetos inspiradores na promoção da sustentabilidade e da comunicação ambiental.
No evento o município de Lagos esteve representado pelo Vice-presidente da Câmara Municipal, Paulo Jorge Reis, que participou no primeiro painel “Os desafios dos Municípios”, partilhando experiências e momentos e destacando o compromisso com a sustentabilidade.
Ao longo de 12 dias, três equipas com quatro participantes cada, percorrem Portugal de norte a sul de forma sustentável, enfrentando desafios e promovendo o envolvimento das comunidades locais.
Os participantes aproveitarão ainda o contacto com a comunidade para partilhar o acesso a ferramentas de cálculo da pegada de carbono totalmente gratuitas, aplicadas ao comércio local e aos cidadãos.
Cada equipa gere um orçamento fictício em “climas”, sendo premiada aquela que conseguir causar maior impacto positivo com o menor “custo ambiental”. O prémio final? Uma viagem ao Brasil para representar Portugal na COP30 — a Conferência das Nações Unidas para as Alterações Climáticas.
Este ano, a Viagem pelo Clima conta com a colaboração de seis municípios parceiros: Cascais, Vila Franca de Xira, Lagos, Braga, Figueira da Foz e Setúbal.
Passagem por Lagos: datas e atividades principais
Durante a sua estadia em Lagos, as equipas irão dinamizar várias atividades de sensibilização ambiental, envolvendo a comunidade local:
*13 e 14 de julho – Equipa Ar
Projeto “Climate Stories”, com entrevistas a iniciativas locais como a Quinta Vale da Lama, SOMAR e AORCA, destacando os "heróis do clima" da região.
*15 de julho – Equipa Água
Workshop “Mural do Clima Júnior”, no Espaço Jovem de Lagos, com 24 crianças. Uma experiência educativa sobre alterações climáticas, com enfoque na escassez e uso eficiente da água.
*20 e 21 de julho – Equipa Terra
Rota da Sustentabilidade Municipal, com visitas a negócios locais sustentáveis como a Mercearia Bio Café, Vila Valverde Design Hotel, Quinta Seis Marias e outros projetos de referência na região.
Durante a visita, será também promovido o cálculo gratuito da pegada de carbono junto da população e do comércio local, através da plataforma Get2Zeroforpeople.
Lagos é um município parceiro ativo pela ação climática e ao integrar esta iniciativa, reforça o seu papel como agente ativo na luta contra as alterações climáticas, promovendo a visibilidade de boas práticas ambientais e do comércio local sustentável; a sensibilização das gerações mais jovens através da iniciativa Mini COP; e a valorização do território enquanto destino comprometido com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
A participação de Lagos insere-se nas ações previstas no Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas, promovendo também o tema do ano do Programa Bandeira Azul: “Restauro da Natureza”.