(Z1) 2025 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

Campanha solidária de recolha de lãs

Campanha solidária de recolha de lãs

No âmbito do Plano de Ação 2025-2026 do NPISA – Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo de Lagos, está em marcha uma iniciativa solidária que alia a sabedoria e sensibilidade da população idosa à luta contra a exclusão social. Uma ação que visa sensibilizar a comunidade local para o fenómeno das pessoas em situação de sem-abrigo, promovendo o envolvimento ativo e intergeracional em prol de uma sociedade mais solidária.

A Santa Casa da Misericórdia de Lagos, com o apoio do NPISA, está a dinamizar uma campanha de recolha de lãs, que serão transformadas em peças de vestuário – gorros e cachecóis – por pessoas idosas residentes em várias ERPI (Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas) do concelho. Estas peças serão, posteriormente, doadas a pessoas em situação de sem-abrigo.

O gesto simbólico de tricotar traduz-se num profundo ato de empatia e cuidado. A experiência de vida e a sabedoria das pessoas idosas revelam-se nesta entrega desinteressada, proporcionando não só agasalho físico a quem mais precisa, mas também conforto emocional a quem os produz.

Para além do impacto social, esta iniciativa contribui ainda para o bem-estar físico, mental e emocional das participantes, promovendo a motricidade fina, a estimulação cognitiva e o combate ao isolamento social.

Segundo os dados locais, até dezembro de 2024, encontravam-se identificadas no concelho de Lagos 116 pessoas em situação de sem-abrigo, das quais 106 em situação de sem teto e 10 em situação de sem casa. A realidade das pessoas em situação de sem-abrigo é multifatorial, envolvendo questões económicas, habitacionais, de saúde, fragilidade das redes de suporte e outros fatores de vulnerabilidade.

É neste espírito que a campanha “Lãs Solidárias” apela à participação da comunidade local através da doação de novelos de lã (em cores diversas), que poderão ser entregues nos lares da Santa Casa da Misericórdia de Lagos, Odiáxere, Bensafrim, Barão de São João e Espiche.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos