As praias do Beliche, Burgau, Cabanas Velhas, Castelejo, Cordoama, Ingrina, Mareta, Martinhal, Salema, Tonel e Zavial foram galardoadas com a Bandeira Azul, atribuída pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, como símbolo de qualidade e excelência.
O hastear deste galardão decorreu hoje, dia 23 de Junho, numa cerimónia simbólica que teve início na praia do Burgau, na presença de Rute Silva, Presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, da representante da Agência Portuguesa do Ambiente, Élia Cabrita, do Capitão do Porto de Lagos, Pedro Palma, do Tenente da Delegação Marítima de Sagres, Costa Sousa, do representante do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV), Luís Ferreira, do Delegado de Saúde Pública de Vila do Bispo, Luís Cadinha, e do Presidente da Junta de Freguesia de Budens, Fábio Mateus.
Para além da Bandeira Azul, foi hasteada a bandeira “Praia acessível – Praia para todos!”, na Praia da Salema, galardão atribuído pelo INR – Instituto Nacional para a Reabilitação. Recorde-se que esta distinção é atribuída às zonas balneares que cumprem um conjunto de condições que permitem o seu uso por todas as pessoas, sem que se ponha em causa a idade e as dificuldades de locomoção ou mobilidade, ou seja, dispõe de acesso pedonal; estacionamento ordenado e reservado; acesso à zona de banhos; passadeiras no areal; instalações sanitárias adaptadas e situadas em local de fácil acesso; serviços de primeiros socorros e de nadadores-salvadores com formação específica.
Importa referir que estas 11 praias, a que acresce a praia das Furnas, foram também distinguidas pela qualidade da água balnear, recebendo o Galardão “Praia Qualidade de Ouro 2021” pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza.
As praias do Castelejo, Cordoama e Martinhal foram ainda classificadas como praias "Zero Poluição" pela associação ambientalista Zero.
Com a atribuição destes galardões, que representa a qualidade ambiental das nossas praias e que continua a prestigiar o município de Vila do Bispo enquanto destino turístico, a autarquia vê reconhecido o trabalho desenvolvido em prol de um concelho mais sustentável.