A magia das palavras vai invadir Lagos na primeira semana de novembro

Intitula-se “PALAVRAS MÁGICAS” o Encontro de Contos e Artes das Palavras que a Câmara de Lagos promove, uma vez mais, através da Biblioteca Municipal, assinalando o 34.º aniversário deste equipamento cultural.
O espetáculo de abertura desta 11.ª edição acontece no dia 1 de novembro pela voz do CLeVA – Coro de Leitura em Voz Alta, que vem de Oeiras propositadamente para apresentar “INSTRUÇÕES para viver uma vida”, um trabalho subordinado ao tema “narrar no feminino”. No espetáculo, este grupo de mulheres vai buscar as palavras que lhes contam, que falam da sua vida, do que experimentam e sentem, do que amam e vivem. De preferência com um sorriso. As instruções que vão passando de mães para filhas e que são tão difíceis de mudar. Apresentam-se como um coro de vozes leitoras. Um coro, não para cantar, mas para ler: “Lemos livros a várias vozes e construímos novos universos sonoros. Lemos em voz alta em conjunto. Produzimos novos sentidos a partir de um texto utilizando um coletivo de vozes. Acentuamos ou diluímos uma emoção, destacamos ou escondemos um significado, damos um som harmonioso, polifónico, emocionante, às páginas da literatura. E isto tudo... quase sempre a rir.”
Nos dias seguintes, muitas mais palavras irão ecoar pelos vários espaços da Biblioteca, em sessões para famílias, com atividades especificamente destinadas a bebés e outras para as famílias e público em geral. Teatro, exploração artística, apresentação de livros, sessões de contos e sessões para grupos escolares vão preencher os dias 2 a 7 de novembro, culminando com a atividade “Mitos da língua e as verdadeiras histórias do Português” com Marco Neves. Numa viagem bem-humorada em torno da língua portuguesa, baseada no livro “Queria? Já Não Quer?”, Marco Neves conduz-nos pelas histórias, pela História e pelas efabulações em torno do português, desvendando o que é verdade e o que é mito naquilo que contamos uns aos outros sobre a nossa língua. Uma oportunidade única para aprender e questionar, com humor e curiosidade, as histórias da nossa língua.
O encerramento do Palavras Mágicas é marcado pela apresentação do espetáculo Clowns de Giacomo Scalisi, uma produção, difusão e promoção da Companhia Nacional de Espectáculos, a não perder, no dia 8 de novembro, às 18:00, na Biblioteca Municipal de Lagos.
Pelo meio irão acontecer atividades fora de portas, para levar a magia e o significado das palavras aos lares da Santa Casa da Misericórdia de Lagos e às escolas, abrangendo todos os níveis do ensino público, do pré-escolar ao secundário.
No leque de convidados desta 11.ª edição estão nomes como António Fontinha, Maria João Viegas, Pedro Tomaz, Rita Belicha e Luís Correia Carmelo (narradores), Pedro Seromenho, Marco Neves e Sam The Kid (autores), CLeVa, Andante, Imaginar do Gigante, Garibambi, Enano, Leo Lobo e Tosta Mista (criadores artísticos) e Elsa Martinho (formadora).
O programa completo da 11.ª edição do Palavras Mágicas está disponível aqui. Todas as atividades têm entrada gratuita, sujeita a inscrição prévia obrigatória, até 48h antes da realização do evento, através dos contactos habituais da Biblioteca Municipal de Lagos (tel.: 282 767 816; biblioteca@cm-lagos.pt; facebook: BibliotecaMunicipaldeLagos).



