(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

Prémio Intermarché Produção Nacional abre linear de 255 lojas ao melhor do país

Prémio Intermarché Produção Nacional abre linear de 255 lojas ao melhor do país

Foram ontem divulgados os seis vencedores do Prémio Intermarché Produção Nacional (PIPN), que pelo sétimo ano consecutivo premeia o que de melhor se faz em Portugal.

Foram divulgados em evento online os produtores cujos projectos obtiveram a melhor avaliação do Júri, combinando as vertentes de inovação, sustentabilidade e respeito pelas origens. Foram eles: FHZ - Investimentos Agrícolas, Lda. (espargos verdes e espargos roxos) e Alberto Luis Branco Miranda de Carvalho Neto (azeite Virgem-extra biológico) na categoria Produção Primária; Cooperativa Leite Montanha, CRL (queijo "Ilha dos Mistérios) e Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito (Vidigueira Vinho de Talha), em Produtos Transformados; FRAGOGEL - Comercialização e Fabricação de Gelados, Lda. (gelado biológico mediterrânico) em Inovação em Embalagem e GRAND CAROB (produtos inovadores e saudáveis feitos de alfarroba) em Ideias com Potencial.

Recorde-se que o Prémio Intermarché Produção Nacional é um projecto de referência, que promove activamente e premeia os produtores nacionais, reconhecendo a importância da sustentabilidade e inovação na produção portuguesa. É também impulsionado o reconhecimento da produção nacional de qualidade.

Pela qualidade dos projectos apresentados, o Júri decidiu ainda atribuir duas Menções Honrosas aos que, não tendo sido premiados, se destacaram pela sua qualidade e potencial: a BioApis - Apicultura Biológica LDA com o mel BioApis de agricultura biológica, de castanheiro, rosmaninho e urze; e a Destilaria Black Pig Unip., Lda. com gin. A primeira Menção Honrosa foi atribuída na categoria "Produção Primária", e a segunda na de "Produtos Transformados".

Para além do anúncio dos melhores projectos, realizou-se o debate “O impacto da pandemia no escoamento da produção nacional”, que contou com a participação das entidades parceiras do Prémio: Gonçalo Lobo Xavier, da APED (Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição); Virgílio Almeida, da Faculdade de Medicina Veterinária; Eduardo de Oliveira e Sousa, da CAP (Confederação dos Agricultores de Portugal); Cláudia Marques dos Santos Cordovil, do ISA (Instituto Superior de Agronomia); Paula Nunes da Silva, da QUERCUS; e Carlos Figueiredo, da DocaPesca.

“O Prémio Intermarché Produção Nacional é um projecto de que muito nos orgulhamos, que dignifica o que de melhor somos capazes de fazer. O verbo é mesmo este: fazer. E tanto tem sido feito por todos: produtores, associações, governo e distribuição. Nós, no Intermarché, fazemos este Prémio há 7 anos consecutivos. Somos guiados pelo compromisso de apoiar todos aqueles que trabalham em prol do dinamismo do sector primário e da consolidação da agroindústria nacional”, afirmou Martinho Lopes, Administrador do Intermarché no discurso de abertura. “Nesta edição tivemos um número recorde de cerca de 150 candidaturas, o que demonstra que o Prémio ganha relevância e reconhecimento por parte dos produtores”, conclui o porta-voz, demonstrando a pertinência do projecto.

Todas as candidaturas foram avaliadas por um júri onde, para além do Intermarché, estiveram representados todos os parceiros envolvidos nesta iniciativa: APED, CAP, DocaPesca, Faculdade de Medicina Veterinária, ISA, Grupo Impresa e Quercus. Todo o processo de análise de candidaturas e de decisão de vencedores foi auditado pela EY.

A nível institucional, o Prémio Intermarché Produção Nacional conta com o apoio do Ministério da Agricultura, o Ministério da Economia e Transição Digital, o Ministério do Ambiente e Acção Climática, o Ministério do Mar e o Programa "Portugal Sou Eu".

Os vencedores (conferir as fotografias mais abaixo):
. Produção Primária: FHZ - INVESTIMENTOS AGRÍCOLAS, LDA (Espargos Verdes e Espargos Roxos)
. Produção Primária: Alberto Luis Branco Miranda de Carvalho Neto (Azeite Virgem Extra Biológico)
. Produtos Transformados: Cooperativa Leite Montanha, CRL (Queijo "Ilha dos Mistérios)
. Produtos Transformados: Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito (Vidigueira Vinho de Talha)
. Inovação Embalagem: FRAGOGEL Comercialização e Fabricação de Gelados Lda. (Gelado Biológico Mediterrânico)
. Ideias com Potencial: GRAND CAROB (Produtos inovadores e saudáveis feitos de alfarroba)

  • PARTILHAR   

Outros Artigos