PADRE II: três avisos abertos para reforçar coesão regional
Plano de Ação de Desenvolvimento de Recursos Endógenos 2025-2027 com 27,2 milhões de euros do FEDER
Plano de Ação de Desenvolvimento de Recursos Endógenos 2025-2027 com 27,2 milhões de euros do FEDER
O Algarve recebe, este mês, dois eventos internacionais que colocam em destaque o turismo de luxo e turismo de negócios, e que vão trazer à região decisores e compradores estratégicos especializados nestes segmentos.
Centro de alzheimer de Castro Marim entre finalistas
A Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) e a Autoridade de Gestão do Programa Regional do Algarve 2021-2027, representada pela CCDR Algarve, assinaram um contrato para o PADRE II - Plano de Ação de Desenvolvimento de Recursos Endógenos 2025 – 2027, com uma dotação de 27 milhões e 200 mil euros, provenientes do FEDER. A assinatura aconteceu no Conselho Intermunicipal na sexta-feira, 26 de setembro, tendo sido a última reunião com a atual composição de Presidentes de Câmara.
Para apoiar os jovens que estudam longe de casa, o Grupo Mosqueteiros lança o projeto “Por Nossa Conta. Juntos pelos Estudantes”, que vai atribuir o valor máximo da propina em Portugal (697€) a 200 estudantes universitários deslocados de todos os distritos do país e regiões autónomas.
O Turismo do Algarve continua a apostar numa promoção de proximidade junto do mercado norte-americano e vai marcar presença, no início deste mês, em duas feiras internacionais de referência: ILTM North America (6-9 de outubro, nas Bahamas) e IMEX America (7-9 de outubro, em Las Vegas). Estas participações vão dar destaque a dois segmentos diferenciadores para a região - o turismo de luxo e o turismo de negócios - e são consideradas estratégicas para o posicionamento de elevado valor que o destino está a construir a nível global.
O preço das casas no Algarve subiu 8,7% em setembro face ao mesmo mês do ano anterior. Segundo o índice de preços do idealista, comprar casa tinha um custo de 3.819 euros/m2 no final do mês de setembro, tendo em conta o valor mediano. Já a variação trimestral foi de 2,9%.
Hélder Martins viu o seu percurso profissional ser reconhecido com uma Medalha de Mérito Turístico 2025, durante a Cimeira do Turismo Português realizada na segunda-feira, dia 29 de setembro, em Tróia.
A instituição Instituto D. Francisco Gomes foi a vencedora da 1ª edição do Prémio Ida Martins, promovido pelo Banco Alimentar do Algarve.
A cerimónia aconteceu na sede da Região de Turismo do Algarve, em Faro, no dia 29 de setembro, dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar.