(Z1) 2024 - CM de Vila do Bispo - Festival do Perceve
(Z4) 2024 - CM Lagos - Agenda de Eventos

Município de Albufeira assinala dia mundial do turismo com programa dedicado ao "Algarvensis"

Município de Albufeira assinala dia mundial do turismo com programa dedicado ao "Algarvensis"

No próximo dia 27 de Setembro comemora-se o Dia Mundial do Turismo. Para assinalar a data, o Município de Albufeira organizou um programa que tem por objectivo chamar a atenção de residentes e turistas para a importância do turismo, destacando a seu contributo para o desenvolvimento sustentável dos territórios. Vão ser dois dias dedicados a divulgar o aspirante Geoparque Algarvensis Loulé-Silves-Albufeira. No dia 25, realiza-se a Caminhada no Algarvensis – PR4 – Percurso do Planalto do Escarpão, com início às 8h30, a partir do Castelo de Paderne e no dia 27, uma visita a vários pontos de interesse do Algarvensis, destinada aos alunos do curso profissional de turismo da Escola Secundária de Albufeira. Como não podia deixar de ser, a música é a “cereja no topo do bolo” de todas as celebrações, pelo que no dia 27, a partir das 21h30, a Albion Band de Southampton promete animar com a sua música, residentes e turistas, no Largo Engenheiro Duarte Pacheco. Ao longo de todo dia e durante o espectáculo vão ser distribuídas flores em vários pontos do concelho.

À medida que a recuperação do turismo acontece, após dois anos de pandemia, a Organização Mundial de Turismo (OMT) destaca a necessidade de se repensar o futuro de uma das actividades económicas com maior peso e impacto a nível global. Trata-se de envolver todos os stakeholders (governos, empresas e comunidades locais) numa “visão partilhada para um sector mais sustentável, inclusivo e resiliente”.

Nesta senda, em 2022, a OMT elegeu o tema “Repensar o Turismo” com os olhos postos no futuro para assinalar as Comemorações do Dia Mundial do Turismo, que desde 1980, se celebra a 27 de Setembro, dia escolhido por ser a data em que, no ano de 1970, entraram em vigor as directivas consideradas mais marcantes para o sector.

Celebrar este dia significa promover a tomada de consciência sobre o valor social, cultural, político e económico do turismo, destacando a sua importância no desenvolvimento sustentável dos territórios”, sublinha o presidente da Câmara Municipal de Albufeira que aceitou o repto da OMT e dedicou dois dias, 25 e 27 de Setembro, a divulgar o aspirante Geoparque Algarvensis Loulé-Silves-Albufeira, um território imenso que integra parte do interior destes três municípios algarvios.

O Geoparque é um território em que a geologia e a ciência transmitem-nos informação/conhecimento acerca da história do local. Trata-se de geologia, mas o grande objectivo prende-se, essencialmente, com os aspectos cultural, social, demográfico, económico, áreas com potencialidade para incentivar um conjunto diversificado de acções, numa estratégia integrada de desenvolvimento sustentável. José Carlos Rolo corrobora a afirmação, explicando que “o que se pretende é dar voz a um território do interior e mostrar a sua valorização, tirando partido da diversificação do Turismo de Natureza e Cientifico, atraindo actividade económica e projecção para uma zona, até agora, pouco visitada”.

No dia 25 de Setembro, o Município de Albufeira realiza a Caminhada no Algarvensis – PR4 – Percurso do Planalto do Escarpão, com início marcado para as 8h30, a partir do Castelo de Paderne. A iniciativa, que combina ciência, natureza e património cultural, visa promover uma caminhada interpretativa da paisagem e da geomorfologia, recriando no imaginário dos participantes os vários paleoambientes do Jurássico Superior existentes ao longo do percurso.

A 27 de Setembro é a vez de dar a conhecer aos alunos do curso Profissional de Técnico de Turismo, da Escola Secundária de Albufeira o território do aspirante Algarvensis.

O programa inclui visitas a Vale Fuzeiros (Património Cultural, Grés de Silves); Aldeia da Penina (Terra da Salamandra – Dinamismo Cultural) e Jazida do Metoposauro (Rocha da Pena); Aldeia de Paderne (Património Cultural, Pedestrianismo); Castelo de Paderne e Planalto do Escarpão (Jurássico).

À noite, realiza-se o concerto comemorativo do Dia Mundial do Turismo. Pelas 21h30, o palco do Largo Eng.º Duarte Pacheco, no centro da cidade de Albufeira, recebe a “Albion Band de Southampton”, uma banda de metais formada em 1920, a partir da Banda “Scout Drum and Flute Band, pela Igreja Albion de Southampton. Trata-se da banda mais antiga desta cidade que, ainda hoje, continua a tocar nos mais diversos locais. Nestes 100 anos de existência, a “Albion Band de Southampton”, tem granjeado uma brilhante carreira, com concertos realizados em várias cidades do Reino Unido.

A cidade de Londres tem sido palco privilegiado das suas actuações nestes últimos anos, incluindo o “Royal Park”, a Maratona de Londres e ainda em diversos cruzeiros, com partidas da cidade de Southampton.

No estrangeiro têm actuado em vários países, nomeadamente na Alemanha, Portugal, Croácia, Dinamarca e Itália. Para assinalar a efeméride vão, também, ser distribuídas flores ao longo de todo o dia e, à noite, durante a actuação da “Albion Band de Southampton”, no Largo Eng.º Duarte Pacheco. O presidente da Câmara Municipal de Albufeira refere que “esta é uma forma expedita de os alunos do concelho visitarem aquele território do interior do algarve central e respectivos locais de interesse paisagístico, cultural e geológico, aprendendo de forma prática conceitos ligados à indústria turística, recursos e produto turístico, estruturação da oferta, entre outros conceitos importantes para o seu futuro profissional”. José Carlos Rolo sublinha, ainda, “a importância do Geoturismo como um dos três pilares de actuação dos Geoparques UNESCO”, que através da valorização dos aspetos ambientais e culturais, e assente nos princípios do turismo sustentável, promove a geodiversidade e o património geológico de forma integrada, no caso concrecto através de uma visita ao território. Recorde-se que os trabalhos preparatórios de candidatura à UNESCO tiveram início em 2019, prevendo-se, de acordo com a directora científica do projecto, Cristina Veiga Pires, que a mesma seja efectivada em 2024.

Fotografias por RuiGregório

  • PARTILHAR   

Outros Artigos