(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - Natal em Lagos

Forum Algarve apresenta balanço de sustentabilidade

Forum Algarve apresenta balanço de sustentabilidade

Poupança de energia, redução do consumo de água e valorização de resíduos são o foco do centro comercial

O Forum Algarve, centro gerido pela Multi Portugal, apresenta agora o balanço de uma década dedicada ao trabalho contínuo e vanguardista no que diz respeito à forma consciente e sustentável de utilização dos recursos naturais que dispõe. Para além de só consumir energia 100% renovável, o Forum Algarve concilia estas ações com o Sistema de Gestão Integrada que, sendo um sistema certificado, monitoriza e facilita a gestão de vários parâmetros de atividade de um centro comercial, sendo um deles a energia.

Cuidar do planeta faz parte do seu ADN e é por essa razão que o Forum Algarve se orgulha de ser o primeiro centro comercial do país que, ainda em 2012, instalou os primeiros painéis solares. São duas mãos cheias de ações em prol do futuro e com resultados significativos. Os dados de 2022 mostram reduções na ordem dos 13% de energia e de 8% de desperdício de água face a 2019 (ano pré-covid e com o centro em pleno funcionamento como atualmente).

Já Sérgio Santos, Diretor do Forum Algarve, refere que “para garantirmos o sucesso das nossas ações, temos de ter conhecimento do impacto que causa, tanto na vida das pessoas, como no ambiente. Assim, os resultados que temos conseguido obter na redução de energia e na redução do desperdício de água têm estado à vista de todos e cumprem os critérios de sustentabilidade ESG. Para além disso, sabemos que adotar práticas sustentáveis traz benefícios importantíssimos a uma organização, seja através da redução de riscos de novos investimentos (uma vez que são vistos como reutilizáveis), seja através da forma como uma marca é vista pelos seus clientes.”

A Multi Portugal, empresa gestora do Forum Algarve, foi a primeira empresa do sector a aplicar na gestão diária dos seus ativos o Sistema de Gestão Integrada que, sendo um sistema certificado, monitoriza e facilita a gestão de vários parâmetros de atividade de um centro comercial, onde também se insere a gestão ambiental. Para além disso, teve sob sua gestão o primeiro centro comercial da Europa e o segundo do Mundo a serem certificados com a ISO14001, uma norma que possibilita que todas as organizações desenvolvam práticas sustentáveis nos seus produtos e serviços, e o único em Portugal a obter o registo EMAS, um mecanismo voluntário desenvolvido pela Comissão Europeia que visa promover a melhoria contínua do desempenho ambiental das organizações. Em junho de 2023, a Multi Portugal orgulha-se também de integrar o conjunto de centros comerciais que, desafiados pela APCC – Associação Portuguesa de Centros Comerciais, assinaram um pacto para a sustentabilidade, composto por três pilares fundamentais – sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e comprometimento com a economia e com a ética – e que incorpora o compromisso de integrar práticas sustentáveis em todos os aspetos das operações dos centros comerciais.

Além disso, no último Corporate Social Responsability Report (CSR) a Multi Portugal assumiu alguns compromissos com os United Nations Sustainable Development Goals (UNSDG), entre os quais, o SDG13 onde se compromete a tomar medidas, sempre que necessário, para combater as alterações climáticas e a estabelecer objetivos de redução de carbono no decorrer de todas as suas operações.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos