A Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) apresenta hoje o estudo “As Empresas Portuguesas no Comércio Internacional”, um trabalho coordenado por João Amador, Professor na Nova SBE e Director-adjunto do Departamento de Estudos Económicos do Banco de Portugal.
Quão complexa é a participação das empresas portuguesas no comércio internacional? Como é que as empresas percepcionam as barreiras à internacionalização? Como se caracterizam os comerciantes internacionais de serviços não-turísticos em Portugal? Partindo da realidade portuguesa, este estudo pretende responder a estas perguntas e caracterizar as empresas que operam no comércio internacional de bens e serviços, versando sobre várias dimensões, como o sector de actividade, a idade, a dimensão, a produtividade e a rentabilidade.
Hoje, às 21h00, através do site da Fundação, decorre a sessão de apresentação do estudo e um debate sobre a situação actual das empresas exportadoras e importadoras de bens e serviços em Portugal. Ao economista e coordenador do estudo João Amador, juntam-se Joana Silva, professora na Católica-Lisbon, e Rui Paiva, CEO da Risk Management Business Unit na Mobileum Inc.