(Z1) 2025 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

Feira da Dieta Mediterrânica 2025: Prémio Inovação – Dieta Mediterrânica distingue projetos com sabor a Algarve

Feira da Dieta Mediterrânica 2025: Prémio Inovação – Dieta Mediterrânica distingue projetos com sabor a Algarve

O “Prémio Inovação – Dieta Mediterrânica” foi entregue no passado dia 7 de setembro, durante o encerramento da XI Feira da Dieta Mediterrânica de Tavira, distinguindo três projetos/produtores do setor agroalimentar presentes nesta edição do evento. A votação contou com a participação do público, responsável por 30% da decisão final.

Em primeiro lugar, foi distinguido o “Projeto Gastromar”, uma iniciativa da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve (EHTA), que aposta em conservas criativas e sustentáveis, inspiradas nos sabores e tradições algarvias. O projeto constitui também um modelo pedagógico inovador, em que os alunos assumem um papel ativo em todas as etapas do processo: da conceção gastronómica à prototipagem, branding, rotulagem, análise sensorial e estudo de mercado.

O segundo lugar foi atribuído à empresa “Bees in Tube”, de São Brás de Alportel, que apresentou uma embalagem inovadora em formato de bolso, prática e diferenciadora, com mel, água-mel e pólen – três produtos emblemáticos da apicultura.

Já o 3terceiro lugar coube à empresa Nova Vida/SERMAIN, que desenvolveu uma cerveja sem glúten produzida com ingredientes 100% algarvios, respondendo a novas tendências de consumo e a públicos com necessidades alimentares específicas.

A 2.ª edição do Prémio foi organizada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, I.P. (CCDR Algarve), em parceria com a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Sotavento Algarvio, a Associação In Loco e a Câmara Municipal de Tavira, e teve como objetivo valorizar a inovação no setor agroalimentar em articulação com os princípios e valores da Dieta Mediterrânica.

A avaliação dos projetos teve em conta critérios como o grau de inovação, a viabilidade económica, a resposta às necessidades do mercado e a sustentabilidade ambiental e social.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos