(Z1) 2023 - CM de Vila do Bispo - Birdwatching
(Z4) 2023 - CM Lagos - Where Are You Joao

E os vencedores da 7.ª edição dos prémios AHRESP são…

E os vencedores da 7.ª edição dos prémios AHRESP são…

Mais de 450 pessoas assistiram, no Pátio da Galé, em Lisboa, à gala que distinguiu os melhores nas áreas da Restauração, do Alojamento e da Promoção Turística em Portugal

Acabam de ser revelados os vencedores da 7.ª edição dos Prémios AHRESP 2023, que esta sexta-feira distinguiu empresas, instituições, estabelecimentos, regiões, eventos, produtos, serviços e profissionais dos setores da Restauração, do Alojamento e da Promoção Turística em Portugal.

A gala de entrega dos galardões reuniu mais de 450 pessoas no Pátio da Galé, em Lisboa, e contou com a presença do ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, do secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, do secretário de Estado da Agricultura, Gonçalo Rodrigues, e do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas.

Este ano, as votações nos finalistas das 13 categorias a concurso atingiram o número recorde de 54 mil votos, superando todas as edições anteriores.

Os vencedores das votações do público e dos jurados que decorreu entre 18 de abril e 7 de maio são:

  • Conceito Inovador: Viseu Ryokan - Hospedaria Japonesa & SPA, alojamento pioneiro em Portugal e fiel aos ryokan japoneses tradicionais
  • Revelação Gastronómica: Taberna Ó Balcão, do chef Rodrigo Castelo, situado em Santarém, explora a potencialidade que a gastronomia de Santarém tem para oferecer nos seus pratos
  • Produto do Ano: Flor de Sal – Salmarim, utilizada como o toque final de pratos já confecionados
  • Serviço do Ano: Com Alma - Creative Studio, reconhecido no mercado por trabalhar marcas e territórios
  • Projeto de Solidariedade: Refood
  • Sustentabilidade Ambiental: Nômade - Melides Eco Lodge, apartamentos construídos através de materiais ecológicos
  • Profissional do Ano: João Moita da Silva, Diretor de operações do MS Collection
  • Novo Talento: Marta Nunes, sub-chefe júnior do restaurante BouBou’s e rosto do programa gastronómico regional “Palmela Experiências com Sabor”
  • Projeto Media: Mesa Nacional, guia sobre gastronomia, produtores, produtos locais)
  • Destino Revelação: Arouca
  • Entidade Formadora: Rede de Escolas do Turismo de Portugal
  • Estabelecimentos com História: A Brasileira
  • Evento do Ano: Festival Internacional de Chocolate de Óbidos

Os vencedores das categorias prestígio escolhidos pela Comissão de Honra, nas distinções honrosas, são:

  • País Lá Fora: David Costa, chef Executivo do restaurante Adega, nos Estados Unidos, que, apenas em dez meses depois da abertura, recebeu uma estrela Michelin, a primeira para San José, onde está emigrado desde 2016, servindo a comunidade americana e as pessoas de língua portuguesa que se encontram na Califórnia, com produtos do seu país de origem.

  • Prémio Excelência: Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal (também coordena as 17 delegações de turismo que cobrem 25 mercados emissores de turistas para Portugal) e presidente do NEST - Centro de Inovação Turística em Portugal.

  • Prémio Carreira: Manuel Pinto, diretor-geral do Hotel Mundial durante 28 anos e, posteriormente, da PHC Hotels - Portuguese Hospitality Collection. Figura incontornável, nacional e internacionalmente, pelo seu empenho e compromisso em prol do crescimento e consolidação do turismo português.

O Presidente da Direção da AHRESP, Carlos Moura, considera que “É um momento de festa e alegria e é altura de homenagear aqueles que correm o risco e que investem. Vivemos um quadro de incerteza, complexo, em que nada é fácil e tudo é muito rápido, mas num contexto internacional nós temos de ser os melhores. Portugal tem vantagens corporativas naturais e culturais, que nos podem distinguir dos outros povos, hospitalidade, segurança e resiliência pacifica, devemos evoluir e melhorar sem hesitação.”

A 7.ª edição dos Prémios AHRESP tem como patrocinadores oficiais a Makro, a Nestlé Professional e a Sumol+Compal. O evento conta ainda com os patrocínios de GALP, SAGRES, Bacalhau Riberalves, CUF, EuroBic, Altice, ANA Aeroportos, Bom Sucesso, Sociedade Ponto Verde, Ticket Restaurant, Vista Alegre e Adega de Palmela e com o apoio da Sogrape, da Licor Beirão e da Associação de Turismo de Lisboa. RTP, Publituris, TNews e a agência de comunicação Green Media são media partners do evento.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos