Ontem, dia 13 de Julho, o Ministro da Economia reconheceu a necessidade de um tempo de adaptação para que os estabelecimentos da restauração e alojamento turístico consigam cumprir com as novas obrigações de verificação de testagem e de certificados digitais.
Neste sentido, para a AHRESP «seria importante ser desenvolvida, de forma imediata, uma campanha de divulgação e de simplificação da mensagem sobre testagem e certificado digital» com respeito ao pedido e validação do último.
«A divulgação e explicação de medidas que afectam milhares de empresas e milhões de pessoas que frequentam restaurantes e alojamentos é, por demais, urgente», afirma a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.
O Ministro da Economia deixou ontem também em aberto a possibilidade de reabrir negócios encerrados. Na óptica da AHRESP, deve ser permitido o funcionamento dos estabelecimentos de animação nocturna, encerrados há mais de um ano, mediante cumprimento das novas regras de certificação e testagem, contando que a reabertura dos mesmos pudesse vir a ser «uma forma de evitar os ajuntamentos ilegais que tanto têm contribuído para a propagação do vírus».
Recorde-se que a AHRESP tem reivindicado desde há muito a obrigatoriedade de testes e certificados como medida de controlo da situação pandémica.
Saiba mais aqui.