(Z1) 2022 - CM de Vila do Bispo - Birdwatching
(Z4) 2022 - Projecto Águas Sem Fronteiras

Conhece a nova etiqueta energética? Use-a para poupar na sua factura de energia

Conhece a nova etiqueta energética? Use-a para poupar na sua factura de energia

21% dos consumidores europeus, na escolha dos seus equipamentos eléctricos, ignora a etiqueta energética.

A DECO e a ADENE unem, novamente, esforços para promover a eficiência energética junto dos consumidores em Portugal. A nova etiqueta energética já é uma realidade no nosso mercado. Os consumidores precisam de conhecer esta ferramenta, útil e intuitiva, para escolher os seus eletrodomésticos de forma esclarecida e eficiente.

Perante a constante inovação tecnológica, a etiqueta energética foi reescalonada, facilitando a vida dos consumidores e promovendo escolhas mais fáceis e claras. A nova etiqueta apresenta um número menor de classes energéticas – de A a G, eliminando-se, assim, as difíceis escalas inseridas entre a classe A e a B (A+, A++ e A+++). Esta alteração clarifica a amplitude de escolhas para o consumidor, afina os níveis de eficiência exigidos para que um equipamento seja considerado entre as classes A a G, para além de colocar desafios aos fabricantes. Exemplificando: de acordo com a nova etiqueta energética, optando por um frigorífico de classe energética A, em vez de um de classe F, poderá poupar 190 kWh/ano, ou seja, 41€ por ano, o que equivale a 58 kg de CO2 por ano ou a plantar 6 árvores.

A nova etiqueta energética está em vigor para aparelhos de refrigeração (frigoríficos, congeladores, combinados e aparelhos de armazenagem de vinhos), máquinas de lavar roupa e máquinas combinadas de lavar e secar roupa, máquinas de lavar louça, ecrãs electrónicos (televisores, monitores e ecrãs de sinalização digitais), equipamentos comerciais (máquinas de refrigeração de venda directa ou vending machines, arrefecedores de bebidas e arcas congeladoras para gelados) e fontes de luz (lâmpadas e candeeiros com lâmpadas embutidas).

Foram, ainda, introduzidas duas grandes novidades na etiqueta energética: o Código QR e a EPREL, a Base de Dados Europeia de Registo Europeu de Produtos para a Etiquetagem Energética. A partir de agora, através de um Código QR, o consumidor poderá consultar digitalmente a base de dados EPREL, acedendo à etiqueta energética e ficha do produto com outras informações relevantes para uma decisão informada. Com a ferramenta LABEL2020 existe, também, a possibilidade de calcular o consumo energético a vários anos, analisar e guardar vários produtos, para posterior comparação das etiquetas energéticas e decisão e esclarecida no acto da compra.

A DECO e a ADENE pretendem esclarecer os consumidores sobre a nova etiqueta energética e a sua grande utilidade para fazer compras mais informadas e sustentáveis, permitindo a redução da factura de energia. Entre Setembro e Outubro, irão disponibilizar informação detalhada sobre esta ferramenta nas suas páginas na internet e realizar uma sessão de informação online (live) no dia 27 de Setembro.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos